Percepção acadêmica do processo de ensino e aprendizagem sob metodologias ativas na graduação em fisioterapia de uma universidade pública

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Andreza da Silva de Freitas
Jofre Jacob da Silva Freitas
Milene Ribeiro Duarte Sena
Silvania Yukiko Lins Takanashi

Resumo

Objetivo: Realizar levantamento na comunidade acadêmica que envolve o curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), sobre o nível de satisfação e adaptação das estratégias de ensino implantadas sob metodologias ativas na universidade. Métodos: Trata-se de estudo realizado na UEPA Campus Santarém, com 47 participantes, dentre docentes e discentes, do segundo e terceiro ano do curso de Fisioterapia sob o currículo vigente. Foi aplicado um questionário on-line denominado Instrumento de Avaliação Continuada (IAC) composto por 10 afirmativas com 5 opções de resposta, nos meses de agosto e setembro de 2018. Resultados: O valor de concordância geral entre docentes e discentes alcançou 81,6% das afirmativas, considerado um nível satisfatório, visto que superou o índice mínimo de concordância de 80%. Conclusão: Conclui-se que a maioria ampla de docentes e discentes estão satisfeitos e adaptados com relação a metodologia ativa implantada no curso de Fisioterapia da UEPA, sendo relatadas também fragilidades peculiares e pontuais sobre o uso do método.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
de FreitasA. da S., FreitasJ. J. da S., SenaM. R. D., & TakanashiS. Y. L. (2019). Percepção acadêmica do processo de ensino e aprendizagem sob metodologias ativas na graduação em fisioterapia de uma universidade pública. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (33), e1232. https://doi.org/10.25248/reas.e1232.2019
Seção
Artigos Originais