Construção e validação de tecnologia educativa para paciente no pré-operatório imediato de cirurgias eletivas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Kelly Regina Pires da Silva Caciano
Rizioléia Marina Pinheiro Pina
Lucília de Fátima Santana Jardim
Aline Duarte Albuquerque
Camila Freire Albuquerque
Priscilla Mendes Cordeiro

Resumo

Objetivo: Construir e validar uma tecnologia educativa para orientação dos pacientes em pré-operatório imediato de cirurgias eletivas. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em um hospital público do Amazonas, de Janeiro a Abril de 2021. Com 13 juízes, destes, dez juízes especialistas da área da saúde e três juízes fora da área de saúde. Quanto ao público-alvo foram 20 pacientes internados em pré-operatório de cirurgia eletiva. Os avaliadores responderam o instrumento de avaliação seguindo a escala Likert, foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo considerado como aceitável índice maior ou igual a 0,80. Resultados: os dados estatísticos demonstraram um nível de concordância entre as respostas dos juízes de 93,35% e alcançando o Índice de Validade de 93,35%.  Obteve-se um percentual de concordância mínima entre o público-alvo acima de 99,8%. Conclusão: Foi construída uma tecnologia que proporciona orientação, previne complicações e promove autonomia e confiança ao paciente.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CacianoK. R. P. da S., PinaR. M. P., JardimL. de F. S., AlbuquerqueA. D., AlbuquerqueC. F., & CordeiroP. M. (2023). Construção e validação de tecnologia educativa para paciente no pré-operatório imediato de cirurgias eletivas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(7), e12365. https://doi.org/10.25248/reas.e12365.2023
Seção
Artigos Originais

Referências

1. ALBUQUERQUE AF, et al. Technology for self-care for ostomized women's sexual and reproductive health. Rev Bras Enferm., 2016; 69(6): 1164-1171.

2. ARAIS AG, et al. Protocolos na enfermagem: relato de experiência de uma disciplina sobre tecnologias em saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(8): e8380.

3. ALPENDRE FT, et al. Safe surgery: validation of pre and postoperative checklists. Rev Lat Am Enfermagem, 2017; 10(25): e2907.

4. BENEVIDES JL, et al. Development and validation of educational technology for venous ulcer care. Rev Esc Enferm USP, 2016; 50(02): 0309-0316.

5. CHAN JJI, et al. The use of pre-operative virtual reality to reduce anxiety in women undergoing gynecological surgeries: a prospective cohort study. BMC anesthesiology, 2020; 20(1): 261.

6. COSTA AM, et al. Sistematização da assistência de enfermagem perioperatória como tecnologia no processo de cuidar. Braz J Surg Clin Res., 2018; 23(2): 165-169.

7. GALINDO NM, et al. Primeiros socorros na escola: construção e validação de cartilha educativa para professores. Acta Paulista de Enfermagem, 2017; 30(1): 87-93.

8. GILLESPIE BM, et al. Preoperative and postoperative recommendations to surgical wound care interventions: A systematic meta-review of Cochrane reviews. Int J Nurs Stud., 2020; 102: 103486.

9. Gomes E da S, et al. Sistematização da assistência de enfermagem (SAE) no período perioperatório: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(1): e5598.

10. GONÇALVES MS, et al. Development and validation of an educational booklet for health eating promotion among diabetic patients. Rev Bras Promoç Saúde, 2019; 32: 77-81.

11. JAVORSKI M, et al. Effects of an educational technology on self-efficacy for breastfeeding and practice of exclusive breastfeeding. Rev Esc Enferm USP, 2018; 52: e03329.

12. REIS DL DOS A, et al. Construção de Manual de Orientações para a Educação Permanente em Centro Cirúrgico: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(3): e6588.

13. RIBEIRO HC, et al. Adesão ao preenchimento do checklist de segurança cirúrgica. Cadernos de Saúde Pública, 2017; 33(10): e00046216.

14. RIBEIRO PL, et al. Creation and validation of a visual educational technology content for lactation physiology learning. Rev Bras Enferm., 2020; 73(6): e20190564.

15. SÁ GG, et al. Technologies that promote health education for the community elderly: integrative review. Rev Lat Am Enfermagem, 2019; 27: e3186.

16. SALVADOR PT, et al. Validation of virtual learning objects to support the teaching of nursing care systematization. Rev Bras Enferm., 2018; 71(1): 11-19.

17. SOUZA AC, et al. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiol Serv Saúde, 2017; 26(3).

18. STOTHARD JR, et al. Health education and the control of urogenital schistosomiasis: assessing the impact of the juma na kichocho comic-strip medical booklet in Zanzibar. J Biosoc Sci., 2016; 48(1): 40-55.

19. TEIXEIRA E. Desenvolvimento de tecnologias cuidativo-educacionais. 1. ed.V.2. Porto Alegre: Moriá; 2020.

20. TEIXEIRA E. Interfaces participativas na pesquisa metodológica para as investigações em enfermagem. Rev Enferm UFSM-UFSM, 2019: 9(1): 1-3.

21. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Global Guidelines for the Prevention of Surgical Site Infection. 2018.