Construção e validação de tecnologia educativa para paciente no pré-operatório imediato de cirurgias eletivas
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Resumo
Objetivo: Construir e validar uma tecnologia educativa para orientação dos pacientes em pré-operatório imediato de cirurgias eletivas. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em um hospital público do Amazonas, de Janeiro a Abril de 2021. Com 13 juízes, destes, dez juízes especialistas da área da saúde e três juízes fora da área de saúde. Quanto ao público-alvo foram 20 pacientes internados em pré-operatório de cirurgia eletiva. Os avaliadores responderam o instrumento de avaliação seguindo a escala Likert, foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo considerado como aceitável índice maior ou igual a 0,80. Resultados: os dados estatísticos demonstraram um nível de concordância entre as respostas dos juízes de 93,35% e alcançando o Índice de Validade de 93,35%. Obteve-se um percentual de concordância mínima entre o público-alvo acima de 99,8%. Conclusão: Foi construída uma tecnologia que proporciona orientação, previne complicações e promove autonomia e confiança ao paciente.
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