Cartilha sobre alimentação saudável para mediar atividades educativas na atenção primária a saúde

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Sandra Maria dos Santos Figueiredo
Marcia Helena Machado Nascimento
Elizabeth Teixeira

Resumo

Objetivo: Realizar a validação de conteúdo de uma tecnologia educativa (TE) do tipo cartilha sobre alimentação saudável. Métodos: Estudo metodológico de validação de conteúdo da tecnologia educativa intitulada “Alimentação saudável: o que é bom e o que não é bom”, que foi avaliada por oito juízes-especialistas. A coleta de dados se deu por meio eletrônico, através do preenchimento do instrumento de validação de conteúdo educativo em saúde (IVCS). Para a análise dos dados, foi realizado o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Resultados: A cartilha foi considerada válida pelos juízes especialistas, visto que obteve um IVC global de 0,81. No entanto, passou por uma reelaboração textual de acordo com sugestões e recomendações recebidas. As alterações realizadas foram: substituição de palavras e/ou frases, acréscimo de informações e adequação de linguagem. Conclusão: A cartilha foi considerada válida para ser utilizada em atividades de educação alimentar e nutricional (EAN) com usuários da atenção primária à saúde (APS).

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Como Citar
FigueiredoS. M. dos S., NascimentoM. H. M., & TeixeiraE. (2023). Cartilha sobre alimentação saudável para mediar atividades educativas na atenção primária a saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(4), e12381. https://doi.org/10.25248/reas.e12381.2023
Seção
Artigos Originais

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