A influência das Diretrizes Curriculares Nacionais na formação de docentes da área de odontologia
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Resumo
Objetivo: Verificar como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Odontologia (DCNO) têm influenciado a formação dos docentes dos cursos de odontologia. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, quanti-qualitativo. A pesquisa foi realizada nos departamentos do curso de graduação em Odontologia de três universidades públicas do estado de Minas Gerais. Para a produção dos dados foram analisados 113 currículos lattes além da realização de 23 entrevistas semiestruturadas. Para as análises estatísticas dos dados quantitativos, foram utilizados os testes Shapiro-Wilk, Qui-Quadrado e Mann-Whitnney. Já os dados qualitativos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Posteriormente, estes dados foram analisados pelo método de triangulação proposto por Minayo. Resultados: Com relação a titulação, 70,8% dos professores são doutores, 25,7% mestres e 3,5% especialistas. Em 81,4% dos currículos não havia menção a formação pedagógica, e em somente 2,3% havia registro sobre capacitação em DCNO. De acordo com os relatos dos professores as diretrizes trouxeram mudança no perfil profissional. Conclusão: Os professores estão capacitados com pós-graduações, contudo, os currículos demonstram uma deficiência quanto a formação didático pedagógica. A análise das entrevistas evidenciou que os docentes adotaram as diretrizes como documento direcionador e modificador da sua prática docente.
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