A influência das Diretrizes Curriculares Nacionais nos cursos de graduação em odontologia

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Juciane Fagundes Durães Benitez
Ana Terezinha Marques Mesquita
Marcos Oscar Benitez
João Luiz de Miranda

Resumo

Objetivo: Verificar a influência das diretrizes curriculares nacionais nos cursos de graduação em Odontologia. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada nos departamentos do curso de graduação em Odontologia de três universidades públicas do estado de Minas Gerais. Para a produção dos dados foram analisados os projetos institucionais e pedagógicos do curso de graduação em odontologia das universidades participantes, bem como 23 entrevistas semiestruturadas. Para a análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: Em linhas gerais os Projetos de Desenvolvimento Institucionais (PDI) e Projetos Pedagógicos do Curso (PPC) dos cursos de graduação em odontologia das universidades selecionadas, estão em acordo com as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Os relatos dos docentes evidenciam uma normatização e consolidação de atividades essenciais à formação do discente após a implantação das diretrizes. Entretanto pontos como avaliação e articulação entre órgão formador e serviço público ainda necessitam de avanços. Conclusão: Apesar dos avanços, a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia (DCNO) deve ser entendida como um processo que ainda requer avanços.

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Como Citar
BenitezJ. F. D., MesquitaA. T. M., BenitezM. O., & MirandaJ. L. de. (2023). A influência das Diretrizes Curriculares Nacionais nos cursos de graduação em odontologia. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(5), e12448. https://doi.org/10.25248/reas.e12448.2023
Seção
Artigos Originais

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