Tutoria por pares durante o Ensino Remoto Emergencial: relato de experiência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Apresentar a experiência de um projeto piloto de tutoria por pares durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) no curso de Nutrição de uma universidade pública federal. Relato de experiência: Neste trabalho descreve-se o recrutamento, seleção e formação dos tutores, bem como as atividades desenvolvidas durante a tutoria aos ingressantes no curso nos semestres de 2021-1 e 2021-2 e aos estudantes do segundo período em dois componentes curriculares do vigente Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Relata-se também, a percepção dos tutorandos e tutores ao final das atividades. O ERE exigiu ainda mais dos estudantes em relação à autonomia na aprendizagem, administração do tempo e definição de estratégias para os estudos e constituiu um momento-chave para intervir preventivamente para evasão e para estimular o êxito acadêmico. A tutoria por pares contribuiu para amenizar as dúvidas relacionadas aos conteúdos ministrados em sala de aula virtual, mas, sobretudo, foi um importante projeto de acolhimento e orientação dos ingressantes tanto nas atividades acadêmicas e científicas, como culturais da instituição. Considerações finais: Trata-se de uma experiência exitosa que deve ser aplicada em outros componentes curriculares, colaborando para permanência dos estudantes no ensino superior.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. AL SAMARAEE A. The impact of the COVID-19 pandemic on medical education. British Journal of Hospital Medicine, 2020; 81(7): 1-4.
3. ALPES MF e WOLF AE. Tutoria acadêmica (“mentoring”): relato de experiência de um tutorado a tutor. Revista Extensão em Foco, 2018; 1(16): 90-98.
4. ANDREWS J, et al. Peer mentoring works! How peer mentoring enhances student success in Higher Education: evaluation toolkit. Higher Education Academy. 2011. Disponível em: https://www.heacademy.ac.uk/resources/detail/resources/detail/what-works-student-retention/Aston_what_works_evaluation_toolkit. Acessado em: 27 de dezembro de 2022.
5. AUGUSTO C, et al. Tutoria por pares na educação em enfermagem: a voz dos tutores. Revista de Investigação & Inovação em Saúde, 2021; 4(2): 53-61.
6. AVONTS M, et al. Does peer teaching improve academic results and competencies during medical school? A mixed methods study. BMC Medical Education, 2022; 22(431).
7. BARROSO PCF, et al. Fatores de evasão no ensino superior: uma revisão de literatura. Psicologia Escolar e Educacional, 2022; 26.
8. BERTOTTI PSS e SILVA ECL. Tutoria acadêmica na UFSC. ÁGORA: Arquivologia em debate, 2020; 30(60): 246-254.
9. CHAVES LJ, et al. A tutoria como estratégia educacional no ensino médico. Revista Brasileira de Educação Médica, 2014; 38(4): 532-541.
10. CUNHA JS, et al. Programa de formação online em tutorias autorregulatórias: impacto em variáveis do tutor. Revista de Educação PUC-Campinas, 2022; 27: e225411.
11. DAMIANI MF. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em Revista, 2008; 31: 213-230.
12. FERNANDES WL e COSTA CSL. Possibilidades da tutoria de pares para estudantes com deficiência visual no ensino técnico e superior. Revista Brasileira de Educação Especial, 2015; 21(1): 39-56.
13. FRANZOI MAH e MARTINS G. Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2020; 24: e190772.
14. FRISON LMB. Tutoria entre estudantes: uma proposta de trabalho que prioriza a aprendizagem. Revista Portuguesa de Educação, 2013; 25(2): 217-240.
15. GARCÍA-IGLESIAS MJ, et al. Mixed-method tutoring support improves learning outcomes of veterinary students in basic subjects. BMC Veterinary Research, 2018; 14(35).
16. KIM S, et al. Impacts of peer tutoring on academic performance of first-year baccalaureate nursing students: A quasi-experimental study. Nursing Education Today, 2021; 96: 1046-1058.
17. MÁRQUEZ MGC e GUZMÁN LRS. La tutoría como mediación para el desarrollo autónomo del estudiante. Tabula Rasa, 2009; 11: 309-328.
18. NÓBREGA L e OLIVEIRA FL. Os desafios da educação remota em tempos de isolamento social. Revista Educação Pública, 2021;21(14). Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/14/os-desafios-da-educacao-remota-em-tempos-de-isolamento-social
19. PEREIRA F. Aprendizagem por pares e os desafios da educação para o senso crítico. International Journal on Active Learning, 2017; 2(1): 6-12.
20. ROSCOE RD, et al. The writing pal intelligent tutoring system: usability testing and development. Computers and Composition, 2014; 34: 39-59.
21. SANDHU P, de WOLF M. The impact of COVID-19 on the undergraduate medical curriculum. Medical Education Online, 2020; 25(1): 1764740.
22. SANGUINETTE NCA, et al. Tutoria universitária no ensino de química geral e analítica. Revista Debates em Ensino de Química, 2021; 7(1): 151-165.
23. SEMIÃO FMRC. Tutoria: uma forma flexível de ensino e aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Ciências de Educação) - Universidade dos Açores, Portugal, 2009; 138 p.
24. SILVA MTF, et al. Contribuição da tutoria na formação acadêmica de graduandos em enfermagem. Research, Society and Development, 2022; 11(3): e49211326684.
25. SIMÃO AMV, et al. Tutoria no ensino superior: concepções e práticas. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 2008; 7: 75-88.
26. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura n. 1228, de 6 de dezembro de 2013. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Nutrição, grau acadêmico Bacharelado, modalidade Presencial, da Faculdade de Nutrição, para os alunos ingressos a partir de 2009. Goiânia: Universidade Federal de Goiás (UFG).
27. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura n. 1697, de 22 de outubro de 2021. Institui o Programa de Tutoria Acadêmica (PTA) no âmbito da Universidade Federal de Goiás. Goiânia: Universidade Federal de Goiás (UFG).
28. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Resolução do Conselho Universitário n. 34/2020 que aprova a Instrução Normativa CONSUNI n. 01/2020 que dispõe sobre procedimentos relativos a todas as atividades escolares da educação básica e acadêmicas da graduação no modo de ensino remoto. Goiânia: Universidade Federal de Goiás (UFG).