Tutoria por pares durante o Ensino Remoto Emergencial: relato de experiência

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Maria Luiza Ferreira Stringhini
Karine Anusca Martins
Roseane Maria Vogado Rodrigues
Ana Clara Ferreira Abreu
Whitney Gesilene Araújo do Carmo
Érika Dayene Santos Gomes da Silva
Marina Alves Pinheiro
Isabella Ferreira Pinheiro
Moema Gomes Moraes

Resumo

Objetivo: Apresentar a experiência de um projeto piloto de tutoria por pares durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) no curso de Nutrição de uma universidade pública federal. Relato de experiência: Neste trabalho descreve-se o recrutamento, seleção e formação dos tutores, bem como as atividades desenvolvidas durante a tutoria aos ingressantes no curso nos semestres de 2021-1 e 2021-2 e aos estudantes do segundo período em dois componentes curriculares do vigente Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Relata-se também, a percepção dos tutorandos e tutores ao final das atividades. O ERE exigiu ainda mais dos estudantes em relação à autonomia na aprendizagem, administração do tempo e definição de estratégias para os estudos e constituiu um momento-chave para intervir preventivamente para evasão e para estimular o êxito acadêmico. A tutoria por pares contribuiu para amenizar as dúvidas relacionadas aos conteúdos ministrados em sala de aula virtual, mas, sobretudo, foi um importante projeto de acolhimento e orientação dos ingressantes tanto nas atividades acadêmicas e científicas, como culturais da instituição. Considerações finais: Trata-se de uma experiência exitosa que deve ser aplicada em outros componentes curriculares, colaborando para permanência dos estudantes no ensino superior.

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Como Citar
StringhiniM. L. F., MartinsK. A., RodriguesR. M. V., AbreuA. C. F., CarmoW. G. A. do, Silva Érika D. S. G. da, PinheiroM. A., PinheiroI. F., & MoraesM. G. (2023). Tutoria por pares durante o Ensino Remoto Emergencial: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(7), e12460. https://doi.org/10.25248/reas.e12460.2023
Seção
Relatos de Experiência

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