Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: Aperfeiçoamento dos caminhos da preceptoria na Atenção Primária em Saúde

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Raiza Morais Rodrigues
Danielle Ferreira de Souza
Magda Regiane Lima de Carvalho Monteiro
Giovana Chagas Siqueira
Caio Botelho Brito
Jofre Jacob da Silva Freitas

Resumo

Objetivo: Investigar a aplicabilidade das Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem (MAEA) no processo de preceptoria na Atenção Primária em Saúde. Métodos: Trata-se de estudo descritivo, transversal e qualitativo, realizado com 28 preceptores da Atenção Primária em Saúde (APS). A pesquisa ocorreu por meio da aplicação de questionário e posterior análise de dados, entre os meses de maio a outubro de 2022. Resultados: Identificou-se que os preceptores possuem boa compreensão sobre habilidades e competências que a utilização das MAEA ajuda a desenvolver. Observou-se que 93% dos preceptores entrevistados fazem uso de MAEA, sendo as principais o Estudo de Caso e a Problematização. Porém, apenas 36% refere sentir-se apto para utilizá-las. Foram identificadas duas limitações que implicam no sentimento de inaptidão para o uso de MAEA: falta de formação na área e a necessidade de organização das práticas educacionais no SUS. Conclusão: A aplicabilidade das MAEA encontra limitações no ambiente da APS, em especial no que se refere a formação dos preceptores e organização das práticas assistenciais e gestão. A pesquisa possibilitou conhecer o perfil dos preceptores atuantes no município de Belém, desde aspectos relacionados a formação e percurso profissional pessoal até a relação destes com a aplicação de metodologias ativas nos cenários de prática.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
RodriguesR. M., SouzaD. F. de, MonteiroM. R. L. de C., SiqueiraG. C., BritoC. B., & FreitasJ. J. da S. (2023). Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: Aperfeiçoamento dos caminhos da preceptoria na Atenção Primária em Saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(6), e12496. https://doi.org/10.25248/reas.e12496.2023
Seção
Artigos Originais

Referências

1. ALMEIDA MM e AMARAL CG. Feedback formativo e aprendizagem do aluno de Medicina no contexto pediátrico: uma revisão narrativa da literatura. Revista Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 2021; 25(1): e210059.

2. AMOR AL, et al. Metodologias ativas na prática médica: relato de experiências em Tópicos Especiais em Saúde da Família. Revista de Atenção Primária à Saúde, 2022; 25 (2): 247-260.

3. ANTUNES JM, et al. Preceptoria como lócus de aprendizagem e de coprodução de conhecimento. Revista de Enfermagem UFPE, 2017; 11(10): 3741-3748.

4. ARRUDA GM, et al. Educação interprofissional na pós-graduação em saúde: dimensões pedagógicas interprofissionais em uma Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Tempus–Actas de Saúde Coletiva, 2016; 10(4): 187-214.

5. AUTONOMO FR, et al. A Preceptoria na Formação Médica e Multiprofissional com Ênfase na Atenção Primária – Análise das Publicações Brasileiras. Revista Brasileira de Educação Médica, 2015; 39(2): 316-327.

6. BARROS AR, et al. Necessidades pedagógicas sob a ótica da supervisão de estágio curricular em terapia ocupacional. Revista Brasileira de Educação Médica, 2022; 46 (01): e050.

7. BERBEL NA. Metodologia da Problematização em três versões no contexto da didática e da formação de professores. Revista Diálogo Educacional, 2012; 12 (35): 103-120.

8. BISCEGLI TS, et al. Curso de desenvolvimento de competência pedagógica para prática da preceptoria e docência: aplicabilidade no cotidiano de uma escola de medicina. Revista Cuidados em Enfermagem, 2020; 14(2): 188-198.

9. BRASIL. Portaria nº 2.979-Institui o Programa Previne Brasil. 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.979-de-12-de-novembro-de-2019-227652180. Acessado em: 05 de dezembro de 2022.

10. ELLERY AE, et al. A Integração ensino, pesquisa e serviços em saúde: antecedentes, estratégias e iniciativas. Revista Saúde e Sociedade, 2013; 22(1): 187-196.

11. FADEL CB, et al. Reorientação do estágio de Odontologia no SUS subsidiada pela criticidade de preceptores. Revista da ABENO, 2019; 19(4): 2-12.

12. FERNANDES DM, et al. A preceptoria em medicina de família e comunidade e as estratégias de organização da atenção primária frente à COVID-19. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, 2021; 16(43): 2832.

13. FERRAZ RM, et al. Metodologias ativas e o ensino tecnicista na saúde: a prática docente. Revista Nursing, 2021; 24 (281): 6355-6367.

14. GIROTTO LC. Preceptores do Sistema Único de Saúde: como percebem seu papel em processos educacionais na saúde, SP. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Faculdade de Medicina, São Paulo, 2016; 121 p.

15. GOMES RC, et al. Desenvolvimento de Competências Colaborativas na Residência Multiprofissional no Enfrentamento à COVID-19. Revista Trabalho & Educação, 2022; 31(2): 123-132.

16. KATIA JP e MARTINS FILHO LJ. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: uso, dificuldades e capacitação entre docentes de curso de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, 2022; 46 (1): e028.

17. LACERDA LC, et al. Percepção do graduando em saúde sobre preceptoria e prática interdisciplinar em ambiente hospitalar. Revista Ciência cognitiva, 2019; 24(1):106-117.

18. LEITE KN, et al. Utilização da metodologia ativa no ensino superior da saúde: revisão integrativa. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, 2021; 25(2): 133-144.

19. LEMOS CL. Educação Permanente em Saúde no Brasil: educação ou gerenciamento permanente? Revista Ciência & saúde coletiva, 2016; 21(3): 913-922.

20. LOPES PE, et al. Opinião de cirurgiões dentistas sobre atividades de preceptoria na formação de estudantes de Odontologia de uma universidade brasileira. Revista Abeno, 2019; 19 (2): 156-166.

21. LUIZ FS, et al. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem na educação superior em saúde: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 15(6): e10370.

22. MARTINS GM, et al. Implementação de residência multiprofissional em saúde de uma universidade federal: trajetória histórica. Revista Gaúcha de Enfermagem, 2016; 37(3): e57046.

23. MIGUEL ER. Pierre Bourdieu: fortalecendo referenciais teóricos em metodologias ativas. Revista Espaço saúde, 2022; 23(1) :1-4.

24. MINAYO MC. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13ª edição. São Paulo: Hucitec, 2013.

25. MIRANDA PR e ROMANO VF. Uma proposta de instrumento de avaliação pedagógica da preceptoria para residências em Medicina de Família e Comunidade. Revista Brasileira de Medicina da Família e Comunidade, 2021; 16(43) :2680.

26. NETA AA e ALVES MS. A comunidade como local de protagonismo na integração ensino-serviço e atuação multiprofissional. Revista Trabalho, Educação e Saúde, 2016; 14(1): 221-235.

27. NORDI AB, et al. Experiência de disciplinas do Programa de Estágio Supervisionado de Capacitação Docente na pós-graduação: reflexão e potência no ensino superior. Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 2022; 26 (1): e210342.

28. NORO L e NARVAI PC. Estágio curricular supervisionado: o Sistema Único de Saúde no centro do processo. Revista da ABENO, 2021; 21(1): 1744-1744.

29. PACHECO EN, et al. Residência médica e multiprofissional: demandas e recursos de preceptores na atenção primária à saúde. Revista de Atenção Primária em Saúde, 2022; 25(1): 147-171.

30. PINHEIRO LC, et al. Práticas de integração ensino-serviço-comunidade e a formação em Odontologia: possíveis conexões e fluxos no ensino na saúde. Revista Da ABENO, 2018; 18(4): 148–159.

31. REBELLO RB, VALENTE GS. A atuação do enfermeiro preceptor da rede básica do SUS: uma reflexão sobre suas competências. Revista Nursing, 2019; 22(255): 3128-3123.

32. RIBEIRO KR, et al. Ensino nas residências em saúde: conhecimento dos preceptores sob análise de Shulman. Revista Brasileira de Enfermagem, 2020; 73(4): e20180779.

33. SANTOS FL, et al. Preceptoria com discentes de enfermagem na estratégia saúde da família. Revista Baiana de Saúde Pública, 2021; 43(4): e2590.

34. SANTOS FILHO SB e SOUZA KV. Metodologia para articular processos de formação-intervenção-avaliação na educação profissional em enfermagem. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 2019; 25(1): 79-88.

35. SILVA LB. Residência Multiprofissional em Saúde no Brasil: alguns aspectos da trajetória histórica. Revista katálysis, 2018; 21(1): 200-209.

36. VENDRUSCOLO C, et al. Preceptoria como potencializadora da integração ensino-serviço na formação em enfermagem. Revista Enfermagem em Foco, 2021; 12(7): 8-14.