Publicidade e propaganda em websites de cirurgiões-dentistas nas regiões brasileiras: aspectos éticos e legais

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Edja de Cássia Pereira Costa
Rodrigo da Costa Silva
Ingrid Ferreira Leite
Mayssa Galvão Pimentel
Marcílio Otávio Brandão Peixoto
João Francisco Tenório Neto

Resumo

Objetivo: Este trabalho teve como objetivo analisar websites de Cirurgiões-dentistas e confrontar o seu conteúdo com as diretrizes deontológicas e legais que regulamentam a publicidade e propaganda da Odontologia no país, a fim de averiguar possíveis irregularidades cometidas por estes profissionais nas regiões brasileiras. Métodos: Este trabalho trata-se de um estudo observacional transversal, onde a obtenção dos dados foi feita através de um formulário constituído por 25 itens de avaliação ética/jurídica, aplicado em uma amostra de 244 websites de Cirurgiões-dentistas, registrados sob o domínio “odo.br”. Resultados: Os 244 websites estão distribuídos da seguinte forma: 5 websites são da região Norte, 15 da região Nordeste, 56 da região Sul, 144 da região sudeste e 24 da região Centro-Oeste. Conclusão: A maioria dos websites analisados apresentam irregularidades em seu conteúdo, principalmente na região Nordeste onde foram observados índices mais elevados de itens em desacordo com as normas que regulamentam a publicidade e propaganda da Odontologia no país.

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Como Citar
CostaE. de C. P., SilvaR. da C., LeiteI. F., PimentelM. G., PeixotoM. O. B., & NetoJ. F. T. (2019). Publicidade e propaganda em websites de cirurgiões-dentistas nas regiões brasileiras: aspectos éticos e legais. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (32), e1261. https://doi.org/10.25248/reas.e1261.2019
Seção
Artigos Originais