Percepção de estudantes de enfermagem no desenvolvimento das habilidades e competências na simulação realística
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Resumo
Objetivo: Analisar a percepção de estudantes de enfermagem quanto aos fatores que influenciam no desenvolvimento das habilidades e competências na Simulação Realística em uma Instituição de Ensino Superior (IES) com metodologia ativa. Métodos: Estudo descritivo, qualitativo, com abordagem fenomenológica. A amostra foi composta por 31 estudantes de enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde. A coleta de dados ocorreu no mês de abril de 2021 através cinco grupos focais realizados de forma on-line. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo Temática. A presente pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde, sob o número 39144620.5.0000.5569/2021. Resultados: A análise do conteúdo resultou em oito categorias: Simulação Realística e Compreensão teórica, Simulação Realística e Habilidades técnicas, Simulação Realística e Habilidades emocionais, Simulação Realística e Habilidades comportamentais, Simulação Realística e Metodologias ativas, Simulação Realística e Recursos materiais, Simulação Realística e Relação estudante-tutor (a) e Simulação Realística e Estratégias de ensino-aprendizagem. Conclusão: Os achados da pesquisa reforçam a percepção de que as Simulações Realísticas permitem intensivo desenvolvimento de competências cognitivas e teóricas, sociais, comportamentais, técnicas e práticas na formação do estudante.
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