Percepção de estudantes de enfermagem no desenvolvimento das habilidades e competências na simulação realística

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Tuanny Caroline Pereira de Santana
Livia Maria da Silva
Luan Naís de Sousa
Valquíria Vanessa Luana da Silva
Tatiana Cristina Montenegro Ferreira
Eliana Valentim da Silva
Jéfte Fernando de Amorim Barbosa
Luciana Marques Andreto

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção de estudantes de enfermagem quanto aos fatores que influenciam no desenvolvimento das habilidades e competências na Simulação Realística em uma Instituição de Ensino Superior (IES) com metodologia ativa. Métodos: Estudo descritivo, qualitativo, com abordagem fenomenológica. A amostra foi composta por 31 estudantes de enfermagem da Faculdade Pernambucana de Saúde. A coleta de dados ocorreu no mês de abril de 2021 através cinco grupos focais realizados de forma on-line. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo Temática. A presente pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pernambucana de Saúde, sob o número 39144620.5.0000.5569/2021. Resultados: A análise do conteúdo resultou em oito categorias: Simulação Realística e Compreensão teórica, Simulação Realística e Habilidades técnicas, Simulação Realística e Habilidades emocionais, Simulação Realística e Habilidades comportamentais, Simulação Realística e Metodologias ativas, Simulação Realística e Recursos materiais, Simulação Realística e Relação estudante-tutor (a) e Simulação Realística e Estratégias de ensino-aprendizagem. Conclusão: Os achados da pesquisa reforçam a percepção de que as Simulações Realísticas permitem intensivo desenvolvimento de competências cognitivas e teóricas, sociais, comportamentais, técnicas e práticas na formação do estudante.

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Como Citar
SantanaT. C. P. de, SilvaL. M. da, SousaL. N. de, SilvaV. V. L. da, FerreiraT. C. M., SilvaE. V. da, BarbosaJ. F. de A., & AndretoL. M. (2023). Percepção de estudantes de enfermagem no desenvolvimento das habilidades e competências na simulação realística. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(6), e12634. https://doi.org/10.25248/reas.e12634.2023
Seção
Artigos Originais

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