Segurança do paciente: um desafio na formação de enfermeiros

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Marcela Vilarim Muniz
Nikolly Fabiana Dias de Avelar
Francino Machado de Azevedo Filho
Maria Cristina Soares Rodrigues

Resumo

Objetivo: Analisar a influência do currículo formal e do currículo oculto na compreensão dos graduandos de enfermagem sobre a temática segurança do paciente. Métodos: Estudo descritivo e quantitativo, desenvolvido em uma instituição de ensino superior pública do Distrito Federal, Brasil. Foram consultados documentos oficiais, e uma amostra de 51 docentes e 58 concluintes do curso de enfermagem. Na análise do currículo formal foram examinados os módulos teóricos e seus respectivos manuais de atividade prática, além do Projeto Pedagógico, a matriz curricular e o ementário, empregando-se um instrumento validado com termos rastreadores. Para o currículo oculto, utilizou-se um instrumento validado por pesquisadoras, que aborda 11 tópicos específicos sobre o tema. Na verificação da compreensão dos estudantes, foi aplicado um questionário validado que avalia o entendimento de aspectos conceituais e atitudinais sobre erro humano e segurança do paciente. Resultados: A análise documental e do currículo oculto mostraram que os tópicos de segurança do paciente são abordados de forma irregular, sendo alguns mais evidenciados que outros, o que reflete na compreensão dos graduandos. Conclusão: A formação do futuro profissional sobre segurança do paciente mostrou-se desarticulada e fragmentada, indicando a necessidade de redesenho curricular.

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Como Citar
MunizM. V., AvelarN. F. D. de, Azevedo FilhoF. M. de, & RodriguesM. C. S. (2023). Segurança do paciente: um desafio na formação de enfermeiros. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(5), e12635. https://doi.org/10.25248/reas.e12635.2023
Seção
Artigos Originais

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