Percepção do discente de enfermagem na construção do seu conhecimento no contexto da metodologia ativa

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Izabela Melo Garcia
Tatiane Angélica Phelipini Borges
Rafael Rodrigo da Silva Pimentel
Marli Terezinha Oliveira Vannuchi

Resumo

Objetivo: Compreender as percepções dos discentes de enfermagem sobre o processo de construção de seu aprendizado no contexto pedagógico da metodologia ativa. Método: Investigação qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Foram entrevistados cinquenta discentes do segundo e último ano do curso de graduação em enfermagem. A coleta dos dados fundamentou-se na aplicação de um questionário que abordavam questões sobre o processo de construção de seu conhecimento e evolução de sua autonomia frente ao emprego da metodologia ativa. O material empírico foi analisado pela técnica análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: Emergiu a formação de duas categorias: Metodologia ativa na construção de sujeitos autônomos e; Potencialidades e desafios da metodologia ativa. Conclusões: Os discentes de enfermagem perceberam que o emprego da metodologia ativa na formação profissional auxilia positivamente no desenvolvimento e construção do conhecimento, tornando os sujeitos ativos, críticos e reflexivos e com maior autonomia na construção de seu conhecimento.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GarciaI. M., BorgesT. A. P., PimentelR. R. da S., & VannuchiM. T. O. (2018). Percepção do discente de enfermagem na construção do seu conhecimento no contexto da metodologia ativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 11(2), e127. https://doi.org/10.25248/reas.e127.2019
Seção
Artigos Originais