Percepção do discente de enfermagem na construção do seu conhecimento no contexto da metodologia ativa
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Compreender as percepções dos discentes de enfermagem sobre o processo de construção de seu aprendizado no contexto pedagógico da metodologia ativa. Método: Investigação qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Foram entrevistados cinquenta discentes do segundo e último ano do curso de graduação em enfermagem. A coleta dos dados fundamentou-se na aplicação de um questionário que abordavam questões sobre o processo de construção de seu conhecimento e evolução de sua autonomia frente ao emprego da metodologia ativa. O material empírico foi analisado pela técnica análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: Emergiu a formação de duas categorias: Metodologia ativa na construção de sujeitos autônomos e; Potencialidades e desafios da metodologia ativa. Conclusões: Os discentes de enfermagem perceberam que o emprego da metodologia ativa na formação profissional auxilia positivamente no desenvolvimento e construção do conhecimento, tornando os sujeitos ativos, críticos e reflexivos e com maior autonomia na construção de seu conhecimento.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.