Qualidade de vida no trabalho de servidores públicos de uma instituição federal de ensino no contexto da COVID-19
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Resumo
Objetivo: Analisar a percepção da Qualidade de Vida no Trabalho de docentes e técnicos administrativos em educação (TAE) de uma instituição federal de ensino da região central do estado de Goiás, no contexto da pandemia da COVID-19. Métodos: Estudo seccional descritivo, aninhado a uma coorte dinâmica. Realizado em julho de 2021, com 668 servidores, utilizou o instrumento Total Quality of Work Life. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Resultados: A qualidade de vida no trabalho foi satisfatória, com escore médio 59,84 na autoavaliação e 62,46 na classificação geral. Houve tendência: neutro/insatisfatório na esfera Biológico/Fisiológico (54,59); muito satisfatório na Psicológico/Comportamental (70,71); neutro nas esferas Econômico/Político (59,47), Sociológico/Relacional (62,94) e Ambiental/Organizacional (65,27). Existem pequenas diferenças entre as percepções individuais em comparação com o grupo participante. Conclusão: Os escores da qualidade de vida no trabalho variaram de acordo com a categoria profissional e esfera avaliada. Os maiores escores estão concentrados nos aspectos psicológicos/comportamentais, com pequenas diferenças entre docentes e TAE. O método rigoroso para coletar/analisar os dados e o tamanho da amostra, foram potências do estudo. A realização em uma única localidade, reduz a possibilidade de generalização dos resultados para outras áreas.
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