Qualidade de vida no trabalho de servidores públicos de uma instituição federal de ensino no contexto da COVID-19

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Edinamar Aparecida Santos da Silva
Ana Lúcia de Melo Leão
Vinicius Sobreira Braga
Angela Gilda Alves
Sara Oliveira Sousa
Cácia Régia de Paula
Danilo Rocha Dias
Maria Alves Barbosa

Resumo

Objetivo: Analisar a percepção da Qualidade de Vida no Trabalho de docentes e técnicos administrativos em educação (TAE) de uma instituição federal de ensino da região central do estado de Goiás, no contexto da pandemia da COVID-19.  Métodos: Estudo seccional descritivo, aninhado a uma coorte dinâmica. Realizado em julho de 2021, com 668 servidores, utilizou o instrumento Total Quality of Work Life. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Resultados: A qualidade de vida no trabalho foi satisfatória, com escore médio 59,84 na autoavaliação e 62,46 na classificação geral.  Houve tendência: neutro/insatisfatório na esfera Biológico/Fisiológico (54,59); muito satisfatório na Psicológico/Comportamental (70,71); neutro nas esferas Econômico/Político (59,47), Sociológico/Relacional (62,94) e Ambiental/Organizacional (65,27). Existem pequenas diferenças entre as percepções individuais em comparação com o grupo participante. Conclusão: Os escores da qualidade de vida no trabalho variaram de acordo com a categoria profissional e esfera avaliada. Os maiores escores estão concentrados nos aspectos psicológicos/comportamentais, com pequenas diferenças entre docentes e TAE. O método rigoroso para coletar/analisar os dados e o tamanho da amostra, foram potências do estudo. A realização em uma única localidade, reduz a possibilidade de generalização dos resultados para outras áreas.

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Como Citar
SilvaE. A. S. da, LeãoA. L. de M., BragaV. S., AlvesA. G., SousaS. O., PaulaC. R. de, DiasD. R., & BarbosaM. A. (2023). Qualidade de vida no trabalho de servidores públicos de uma instituição federal de ensino no contexto da COVID-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(9), e12733. https://doi.org/10.25248/reas.e12733.2023
Seção
Artigos Originais

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