Registros e oferta de ações educativas: implicações no pré-natal

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Mara Julyete Arraes Jardim
Claudia Teresa Frias Rios
Luzinéa de Maria Pastor Santos Frias
Claudionete Abreu Costa
Lena Maria Barros Fonseca

Resumo

Objetivo: Avaliar registros dos dados das consultas de pré-natal e da oferta de ações educativas em razão das implicações para a qualidade da assistência às gestantes na atenção básica de saúde. Métodos: Investigação avaliativa, descritiva, com abordagem quantitativa, realizada entre julho de 2017 e julho de 2018, em nove unidades básica de saúde em São Luís. Participaram do estudo 113 gestantes no terceiro trimestre, com entrevista, análise das cadernetas e dos prontuários. Resultados: 68,1% dos prontuários não possuíam ficha perinatal, só 25% destes, estavam preenchidas e atualizadas. Dos prontuários preenchidos, (75,2%) continham dados da gestação atual. Em grande parte das cadernetas não havia registro das orientações relacionadas ao pós-parto; 59% sobre consulta de retorno; 54% como cuidar de si e do bebê; 50% importância de iniciar a amamentação na primeira hora de vida do bebê. Conclusão: Subutilização de instrumento e a negligência dos registros das consultas de pré-natal e das ações de educação em saúde nos prontuários e nas cadernetas das gestantes foram comuns e insatisfatórios, fragilizando o seguimento do cuidado adequado à gestante na atenção básica de saúde.  

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Como Citar
JardimM. J. A., RiosC. T. F., FriasL. de M. P. S., CostaC. A., & FonsecaL. M. B. (2023). Registros e oferta de ações educativas: implicações no pré-natal. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(7), e12767. https://doi.org/10.25248/reas.e12767.2023
Seção
Artigos Originais

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