Avaliação de competências de estudantes de enfermagem

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Bruna Gabriela Carvalho de Lima
Bárbara Maria Bezerra Pacheco de Mello
Maria Caroline Silva de Oliveira
Betânia da Mata Ribeiro Gomes
Marcelo Alves Ramos

Resumo

Objetivo: Identificar quais competências os estudantes possuem maior dificuldade em desenvolver, para que sejam elaboradas ferramentas cognitivas e metodológicas que favoreçam seu processo de formação. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico transversal. A amostra foi constituída por estudantes matriculados em uma Universidade do Estado de Pernambuco nos cursos de graduação e pós-graduação, através de um formulário de autoavaliação com questões relacionadas a seis competências-chave: a) autonomia; b) comunicação oral e escrita; c) empreendedorismo social e liderança; d) interculturalidade; e) uso das TIC; f) igualdade de gênero e posições sociais. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva com auxílio do software IBM SPSS Statistics. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: A competência de Autonomia obteve escore médio de 20,1 ± 2,9; Comunicação oral e escrita obteve escore médio de 43,1 ± 6,4; Empreendedorismo social e liderança obteve escore médio de 34,7 ± 9,2; Uso das tecnologias obteve escore médio de 31,6 ± 3,6; Interculturalidade obteve escore médio de 26,5 ± 3,6; e Igualdade de gênero e posições sociais, obteve escore médio de 29,7 ± 5,6. Conclusão: Dentre as competências analisadas, Empreendedorismo social e liderança e Interculturalidade apresentaram as menores médias, exigindo maior atenção no processo de desenvolvimento.

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Como Citar
LimaB. G. C. de, MelloB. M. B. P. de, OliveiraM. C. S. de, GomesB. da M. R., & RamosM. A. (2023). Avaliação de competências de estudantes de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(7), e12775. https://doi.org/10.25248/reas.e12775.2023
Seção
Artigos Originais

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