Validação de cartilha educativa sobre segurança para pacientes hospitalizados

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jennifer Ribeiro Santos
Isabel Yovana Quispe Mendoza
Braulio Roberto Gonçalves Marinho Couto
Gilberto Lima Guimarães
Carla Aparecida Spagnol
Vania Regina Goveia

Resumo

Objetivo: Validar o conteúdo da cartilha educativa intitulada Pacientes pela Segurança do Paciente hospitalizado. Métodos: Estudo metodológico para validação de cartilha que obedeceu às seguintes etapas: revisão do conteúdo, organização dos itens para avaliação, estruturação do instrumento, opinião dos especialistas, validação de conteúdo pelo Índice de Validade de Conteúdo (IVC) que permite a classificação de relevância do conteúdo por item e expressa a proporção de concordância entre juízes. Participaram da etapa de validação nove juízas. Considerou-se o índice igual ou superior a 0,80 como desejável para a validação de conteúdo.  Resultados: A cartilha foi avaliada positivamente por nove juízas, e obteve Scale-Level Content Validity Index (S-IVC) = 0,95 resultante da proporção de itens avaliados como relevante e muito relevante, evidenciando a relevância do conteúdo. A cartilha passou por um processo de revisão que contemplou as sugestões, tornando-a mais clara, objetiva e agradável à leitura. Conclusão: O material educativo foi validado e alcançou resultados satisfatórios quanto ao conteúdo, aparência e relevância do tema. Espera-se que a cartilha contribua para a promoção do conhecimento e incentivo à participação do paciente, bem como dos seus familiares em sua própria segurança.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SantosJ. R., MendozaI. Y. Q., CoutoB. R. G. M., GuimarãesG. L., SpagnolC. A., & GoveiaV. R. (2023). Validação de cartilha educativa sobre segurança para pacientes hospitalizados. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(8), e12821. https://doi.org/10.25248/reas.e12821.2023
Seção
Artigos Originais

Referências

1. ABREU ACS, et al. Tecnologia Educativa para os Cuidados de Pacientes Submetidos a Traqueostomia: Estudo de Validação. Rev Atenç Saúde, 2019; 17(59): 19-32.

2. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Assistência Segura: Uma Reflexão Teórica Aplicada à Prática. 2ª ed. [Internet]. Brasília; 2017a. Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/images/imagens_migradas/upload/arquivos/2017-09/2017-anvisa---caderno-1---assistencia-segura---uma-reflexao-teorica-aplicada-a-pratica.pdf

3. AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Pacientes pela segurança do paciente em serviços de saúde: como posso contribuir para aumentar a segurança do paciente? Orientações aos pacientes, familiares e acompanhantes [Internet]. 2017b. Disponível em: https://segurancadopaciente.com.br/wp-content/uploads/2017/08/GUIA_SEGURANA_PACIENTE_ATUALIZADA-1.pdf

4. AZEVEDO AP, et al. Health education for companions of hospitalized patients. Rev Enferm UFPE on line, 2018; 12(4): 1168-73.

5. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.377, de 9 de julho de 2013. Aprova os Protocolos de Segurança do Paciente. Diário Oficial da União, 2013b. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1377_09_07_2013.html

6. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.095, de 24 de setembro de 2013. Aprova os Protocolos Básicos de Segurança do Paciente. Diário Oficial da União, 2013c. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2095_24_09_2013.html

7. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Brasília: Diário Oficial da União, 2013a. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0529_01_04_2013.html

8. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION (CDC). What is Health Literacy? [Internet]. 2020. Available from: https://www.cdc.gov/healthliteracy/learn/index.html

9. CORDEIRO LI, et al. Validation of educational booklet for HIV/Aids prevention in older adults. Rev Bras Enferm. 2017; 70(4): 775-82.

10. FERREIRA AP, et al. Construção e validação de cartilha de orientação perioperatória e segurança do paciente. Rev Gaúcha Enferm., 2022; 43: e20210175.

11. GALDINO YLS, et al. Validation of a booklet on self-care with the diabetic foot. Rev Bras Enferm., 2019; 72(2): 780-7.

12. GALIZA DDF, et al. Validação de cartilha educativa para boas práticas alimentares na gestação. Essentia (Sobral), 2019; 20(2): 76-83.

13. LEITE SS, et al. Construction and Validation of an Educational Content Validation Instrument in Health. Rev Bras Enferm., 2018; 71(Suppl 4): 1635-41.

14. POLIT D e BECK CT. The Content Validity Index: are you sure you know what's being reported? critique and recommendations. Res Nurs Health, 2006; 29(5): 489-97.

15. SANTOS SLF, et al. Uso seguro de medicamentos em gestantes: construção e validação de uma cartilha educativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2020; 49: e3274.

16. SOARES GC, et al. Strategies for involving patients and caregivers in patient safety actions: integrative review. Rev Min Enferm., 2021; 25: e-1418.

17. WALTERS CB e DUTHIE EA. Patients’ Perspectives of Engagement as a Safety Strategy. Oncol Nurs Forum, 2017, 44(6): 712-718.

18. WILD CFW, et al. Validation of educational booklet: an educational technology in dengue prevention. Rev Bras Enferm., 2019; 72(0): 1318-25.

19. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Patients for Patient Safety: Partnerships for Safer Health Care [Internet]. Geneva, Switzerland; 2013. Available from: https://cdn.who.int/media/docs/default-source/patient- safety/pfps/pfps_brochure_2013.pdf?sfvrsn=45a18595_7

20. XIMENES MA, et al. Construction and validation of educational booklet content for fall prevention in hospitals. Acta Paul Enferm., 2019; 32(4): 433-41.