Avaliação dos níveis de estresse e Síndrome de Burnout em acadêmicos de medicina de uma universidade no Maranhão
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Estabelecer os níveis de estresse e a prevalência da Síndrome de Burnout em acadêmicos de medicina de uma universidade particular no estado do Maranhão. Métodos: Trata-se de um estudo de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica e de campo. Os questionários utilizados foram o Maslach Burnout Inventory – Student Survey, Escala de Percepção de Stress e questionário sociodemográfico. Resultados: Participaram da pesquisa 250 acadêmicos de medicina, do 1° ao 11° período, sendo 16% do 1° período, 15% do 2° período, 9% do 3° período, 26% do 4° período, 7% do 5° período, 5% do 6° período, 6% do 7° período, 12% do 8° período, 1% do 9°, 10° e 11° período. O estudo mostrou que há prevalência da Síndrome de Burnout em 50 a 60% dos estudantes entrevistados, principalmente em mulheres. Além disso, os níveis mais elevados de estresse ocorrem no primeiro e quarto semestres. Conclusão: Conclui-se que a rotina acadêmica é potencialmente responsável pela prevalência do estresse crônico e consequente desenvolvimento para a Síndrome de Burnout, por isso faz-se necessário alertar os alunos e a coordenação sobre tal problemática para evitar o agravamento da situação e seus eventuais danos à saúde dos acadêmicos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. AKER S, ŞAHIN MK. The relationship between school burnout, sense of school belonging and academic achievement in preclinical medical students. Advances in Health Sciences Education, 2022; 27(4): 949-963.
3. ALMUTAIRI H, et al. Prevalence of burnout in medical students: A systematic review and meta-analysis. International Journal of Social Psychiatry, 2022; 68(6): 1157-1170.
4. ANDOLHE R, et al. Stress, coping and burnout among Intensive Care Unit nursing staff: Associated factors. Rev Esc Enferm USP, 2015; 49: 58-64.
5. BENEVIDES-PEREIRA AMT, GONCALVES MB. Transtornos emocionais e a formação em Medicina: Um estudo longitudinal. Revista Brasileira de Educação Médica, 2009; 33(1): 10-23.
6. MENDANHA MH, et al. Desvendando o Burn-out: uma análise interdisciplinar da Síndrome do Esgotamento Profissional. 1ª edição. São Paulo: LTR, 2018; 96p.
7. CAZOLARI PG, et al. Níveis de burnout e bem-estar de estudantes de Medicina: um estudo transversal. Revista Brasileira de Educação Médica, 2020; 44(4): e125.
8. DE SOUZA ACCR, et al. Prevalência da síndrome de burnout e a importância do autocuidado nos estudantes de medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. Revista interdisciplinar Ciências Médicas, 2019; 3(1): 29-36.
9. DIAS JCR, et al. Escala de estresse percebido aplicada a estudantes universitárias: Estudo de validação. Psychology, Community & Health, 2015; 4(1): 1-13.
10. GIL-CALDERÓN J, et al. Burnout syndrome in Spanish medical students. BMC Medical Education, 2021; 21(1): 231.
11. GÜLER Y, et al. Burnout syndrome should not be underestimated. Revista da Associação Médica Brasileira, 2019; 65(11): 1356-1360.
12. IRSHAD K, et al. Burnout prevalence and associated factors in medical students in integrated modular curriculum: A cross-sectional study. Pakistan Journal of Medical Sciences, 2022; 38(4): 801-806.
13. JACOB A, et al. Impact of patient load on the quality of electronic medical record documentation. Journal of Medical Education and Curricular Development, 2021; 8: 2382120520988597.
14. JOSHI VR, et al. Factors influencing burnout in millennial medical students during the COVID-19 pandemic. Irish Journal of Medical Science, 2022; 192(2): 513-519.
15. KAM SXL, et al. Estresse em estudantes ao longo da graduação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, 2019; 43(1): 246-253.
16. KLOPING NA, et al. Mental health and wellbeing of Indonesian medical students: A regional comparison study. International Journal of Social Psychiatry, 2022; 68(6): 1295-1299.
17. LACY BE, CHAN JL. Physician burnout: the hidden health care crisis. Clinical Gastroenterology and Hepatology, 2018; 16(3): 311-317.
18. LI Y, et al. Prevalence of burnout in medical students in China: A meta-analysis of observational studies. Medicine, 2021; 100(26): e26329.
19. LIU H, et al. Burnout and study engagement among medical students at Sun Yat-sen University, China: A cross-sectional study. Medicine, 2018; 97(15): e0326.
20. LIU J, et al. The relationship between phubbing and the depression of primary and secondary school teachers: A moderated mediation model of rumination and job burnout. Journal of Affective Disorders, 2021; 295: 498-504.
21. MASLACH C, et al. The Maslach Burnout Inventory Manual. In: Evaluating Stress: a book of resources. Lanham: The Scarecrow Press, 1997; 474p.
22. MOREIRA HA, et al. Síndrome de Burnout em médicos: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 2018; 43: e3.
23. NEVES ASBM. Evidências de Validade da PSS-10 e PSS-14: Estudo com Análise Fatorial e de Rede. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2018; 102f.
24. PERRY MA, et al. Cultivating emotional intelligence in child welfare professionals: A systematic scoping review. Child Abuse & Neglect, 2020; 110(3): 104438.
25. PFLEDDERER CD, et al. School environment, physical activity, and sleep as predictors of suicidal ideation in adolescents: Evidence from a national survey. Journal of Adolescence, 2019; 74: 83-90.
26. PINTO PS, et al. Síndrome de Burnout em estudantes de Odontologia, Medicina e Enfermagem: Uma revisão da literatura. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, 2018; 6(2): 238-248.
27. RIBEIRO JP, MARQUES T. A avaliação do estresse: A propósito de um estudo de adaptação da escala de percepção de estresse. Psicologia, Saúde & Doenças, 2009; 10(2): 237-248.
28. ROSALES Y, et al. Síndrome de Burnout en estudiantes de la Universidad Técnica de Ambato, Ecuador. Enfermería Investiga, 2020; 5(2): 37-41.
29. ROSALES Y, FERREIRA JP. Effects of physical exercise on Burnout syndrome in university students. MEDICC review, 2022; 24(1): 36-39.
30. RUIZ R, et al. Prevalence of burnout in medical students in Guatemala: Before and during Covid-19 pandemic comparison. International Journal of Social Psychiatry, 2022; 68(6): 1213-1217.
31. SILVA LL, et al. Burnout em residentes de anestesiologia: uma revisão sistemática. Anais do VI Congresso Médico Universitário São Camilo. Blucher Medical Proceedings, 2018; 4(1): 29-47.
32. SMITH LV, et al. Black Youths' perceptions of school cultural pluralism, school climate and the mediating role of racial identity. Journal of School Psychology, 2020; 83: 50-65.
33. STEHMAN CR, et al. Burnout, drop out, suicide: physician loss in emergency medicine, part I. Western Journal of Emergency Medicine, 2019; 20(3): 485.
34. SU JJ, et al. Learning compassionate care: Experiences of nursing students. Nurse Education in Practice, 2021; 53: 103092.
35. THUN-HOHENSTEIN L, et al. Burnout in medical students. Neuropsychiatr, 2021; 35(1): 17-27.
36. WANG X, et al. The effects of extracurricular activities on the stress and learning burnout of nursing students before internship polytechnic (in Chinese). J Youjiang Med Univ Nationalities, 2018; 40: 502-508.
37. WU W, et al. Empathy alleviates the learning burnout of medical college students through enhancing resilience. BMC Medical Education, 2022; 22(1): 1-11.
38. YAN L, et al. Relationship of college students’cumulative family risk and academic burnout. Chin J Health Psychol, 2021; 29(2): 301–305.
39. YU W, et al. School Psychological Environment and Learning Burnout in Medical Students: Mediating Roles of School Identity and Collective Self-Esteem. Frontiers in Psychology, 2022; 13: 851912.