Tecnologias educacionais no cuidado pré-natal acerca das síndromes hipertensivas: revisão integrativa
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Resumo
Objetivo: Analisar na literatura científica as tecnologias educacionais utilizadas no pré-natal para promoção da saúde gestantes com síndromes hipertensivas. Métodos: Revisão integrativa com buscas realizadas no portal de Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed e PubMed Central. Resultados: dos 297 estudos encontrados, oito compuseram o corpus da pesquisa após aplicação dos critérios de seleção. Os estudos retratam a utilização de estratégias educativas por meio de tecnologias como aplicativo, instrumento impresso, exposição artística e educação em grupo para conscientização e cuidados por parte das gestantes relacionados à hipertensão arterial na gestação. Considerações finais: A informação de qualidade, adequada, científica e compartilhada em linguagem acessível tem potencial de qualificar os diagnósticos e tratamentos, além de viabilizar conforto e redução de processos danosos relativos à morbimortalidade materna. Compreende-se a importância da construção de discussões em ambientes acadêmicos e assistenciais sobre validação, implantação e avaliação da aplicabilidade de tecnologias que objetivam a promoção de saúde.
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