Tecnologias educacionais no cuidado pré-natal acerca das síndromes hipertensivas: revisão integrativa

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Denise Comin Silva Almeida
Amanda Suélen Monteiro
Graciela Dutra Sehnem
Giovana Batistella de Mello
Daiani Oliveira Cherubim
Sabrina Madrid Lemos
Gabriella Dalla Corte Córdova
Sibéli Castelani dos Santos
Silvana Bastos Cogo
Daiana de Paula Fontoura

Resumo

Objetivo: Analisar na literatura científica as tecnologias educacionais utilizadas no pré-natal para promoção da saúde gestantes com síndromes hipertensivas. Métodos: Revisão integrativa com buscas realizadas no portal de Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed e PubMed Central. Resultados: dos 297 estudos encontrados, oito compuseram o corpus da pesquisa após aplicação dos critérios de seleção. Os estudos retratam a utilização de estratégias educativas por meio de tecnologias como aplicativo, instrumento impresso, exposição artística e educação em grupo para conscientização e cuidados por parte das gestantes relacionados à hipertensão arterial na gestação. Considerações finais: A informação de qualidade, adequada, científica e compartilhada em linguagem acessível tem potencial de qualificar os diagnósticos e tratamentos, além de viabilizar conforto e redução de processos danosos relativos à morbimortalidade materna. Compreende-se a importância da construção de discussões em ambientes acadêmicos e assistenciais sobre validação, implantação e avaliação da aplicabilidade de tecnologias que objetivam a promoção de saúde.

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Como Citar
AlmeidaD. C. S., MonteiroA. S., SehnemG. D., MelloG. B. de, CherubimD. O., LemosS. M., CórdovaG. D. C., SantosS. C. dos, CogoS. B., & FontouraD. de P. (2023). Tecnologias educacionais no cuidado pré-natal acerca das síndromes hipertensivas: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(8), e12949. https://doi.org/10.25248/reas.e12949.2023
Seção
Revisão Bibliográfica

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