O uso da simulação clínica na efetivação de competências e habilidades na parada cardíaca para estudantes de enfermagem
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Resumo
Objetivo: Socializar a experiência do uso de um manequim de simulação com dispositivo de feedback no treinamento de habilidades em ressuscitação cardiopulmonar (RCP) por graduandos de enfermagem. Relato de experiência: O relato baseou-se na realização de um treinamento de RCP, oferecido por meio do programa de extensão “Gerenciando o cuidado na alta complexidade” pela disciplina: Enfermagem em Unidades de Maior Complexidade I para graduandos de enfermagem do 8º período de uma universidade pública situada no município de Niterói-RJ. Apesar de declararem que a experiência vivenciada durante o treinamento foi o primeiro contato prático com as técnicas de RCP, todos os participantes apresentaram desempenho superior a 90% de acertos ao longo do treinamento, sendo aferido pelo aplicativo. Foi possível monitorar o retorno do tórax, a profundidade, a velocidade e a quantidade de compressões torácicas realizadas, assim como a qualidade e a quantidade de ventilações aplicadas por participante. Considerações finais: Ao utilizar a estratégia de ensino por meio da simulação clínica, foi possível, mesmo que em um curto espaço de tempo, efetivar as competências e habilidades necessárias para que estes futuros profissionais de enfermagem, possam atuar tanto a nível intra quanto extra-hospitalar em situações que envolvam a Parada Cardiorrespiratória.
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