O uso da simulação clínica na efetivação de competências e habilidades na parada cardíaca para estudantes de enfermagem

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Isaac Sebastião Nunes Santos
Cláudio José de Souza
Zenith Rosa Silvino
Cristina Lavoyer Escudeiro
Raphaella de Almeida Ferreira
Thatyana Telles Azevedo
Marina Izu
Joemar Braga Alves
Nadia Cecília Barros Tostes
Andréa Maria Alves Vilar

Resumo

Objetivo: Socializar a experiência do uso de um manequim de simulação com dispositivo de feedback no treinamento de habilidades em ressuscitação cardiopulmonar (RCP) por graduandos de enfermagem. Relato de experiência: O relato baseou-se na realização de um treinamento de RCP, oferecido por meio do programa de extensão “Gerenciando o cuidado na alta complexidade” pela disciplina: Enfermagem em Unidades de Maior Complexidade I para graduandos de enfermagem do 8º período de uma universidade pública situada no município de Niterói-RJ. Apesar de declararem que a experiência vivenciada durante o treinamento foi o primeiro contato prático com as técnicas de RCP, todos os participantes apresentaram desempenho superior a 90% de acertos ao longo do treinamento, sendo aferido pelo aplicativo. Foi possível monitorar o retorno do tórax, a profundidade, a velocidade e a quantidade de compressões torácicas realizadas, assim como a qualidade e a quantidade de ventilações aplicadas por participante. Considerações finais: Ao utilizar a estratégia de ensino por meio da simulação clínica, foi possível, mesmo que em um curto espaço de tempo, efetivar as competências e habilidades necessárias para que estes futuros profissionais de enfermagem, possam atuar tanto a nível intra quanto extra-hospitalar em situações que envolvam a Parada Cardiorrespiratória.

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Como Citar
SantosI. S. N., SouzaC. J. de, SilvinoZ. R., EscudeiroC. L., FerreiraR. de A., AzevedoT. T., IzuM., AlvesJ. B., TostesN. C. B., & VilarA. M. A. (2023). O uso da simulação clínica na efetivação de competências e habilidades na parada cardíaca para estudantes de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(7), e12972. https://doi.org/10.25248/reas.e12972.2023
Seção
Relatos de Experiência

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