Integração ensino-serviço e seus impactos na qualidade da formação profissional da Enfermagem

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João Victor Moura Rosa
Márcia Maria Bragança Lopes
Monica Custódia de Coutro Abreu Pamplona
Sandra Helena Isse Polaro
Vania Marli Schubert Beckes
Ianny Ferreira Raiol Sousa
Ingrid Fabiane Santos da Silva
Pedro Vitor Rocha Vila Nova
Arielly de Azevedo Candido
Leonardo de Paula Vieira Martinez

Resumo

Objetivo: Evidenciar a importância da integração ensino-serviço e seus impactos na qualidade da formação profissional do acadêmico de enfermagem. Métodos: Estudo de caráter explanatório, qualitativo, do tipo estudo de caso, realizado no município de Belém, estado do Pará-Brasil, e teve como contexto o Projeto Multicampi Saúde/2019. A população amostral do estudo foi composta de quatro enfermeiras (os) e 11 alunos (os), totalizando 15 participantes. A coleta de dados ocorreu no período de 04 de janeiro 2021 a 26 de fevereiro de 2021, e os dados obtidos foram conduzidos por meio de entrevista focada, seguida de análise baseada na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). A codificação dos dados foi realizada pela Codificação Aberta e Codificação Axial. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Evidenciaram-se quatro categorias, a saber: Integração Ensino-Serviço e seus impactos na qualidade da formação; Ação dos programas indutores de Integração Ensino-Serviço; Exercício da integração multiprofissional e Prática do cuidado interprofissional. Considerações finais: Conclui-se que o Projeto Multicampi Saúde, como integrador ensino-serviço, oportunizou a aprendizagem significativa e o reconhecimento da importância do processo de formação dos profissionais enfermeiros.

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Como Citar
RosaJ. V. M., LopesM. M. B., PamplonaM. C. de C. A., PolaroS. H. I., BeckesV. M. S., SousaI. F. R., SilvaI. F. S. da, NovaP. V. R. V., CandidoA. de A., & MartinezL. de P. V. (2023). Integração ensino-serviço e seus impactos na qualidade da formação profissional da Enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(5), e12991. https://doi.org/10.25248/reas.e12991.2023
Seção
Artigos Originais

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