Integração ensino-serviço e seus impactos na qualidade da formação profissional da Enfermagem
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Evidenciar a importância da integração ensino-serviço e seus impactos na qualidade da formação profissional do acadêmico de enfermagem. Métodos: Estudo de caráter explanatório, qualitativo, do tipo estudo de caso, realizado no município de Belém, estado do Pará-Brasil, e teve como contexto o Projeto Multicampi Saúde/2019. A população amostral do estudo foi composta de quatro enfermeiras (os) e 11 alunos (os), totalizando 15 participantes. A coleta de dados ocorreu no período de 04 de janeiro 2021 a 26 de fevereiro de 2021, e os dados obtidos foram conduzidos por meio de entrevista focada, seguida de análise baseada na Teoria Fundamentada nos Dados (TFD). A codificação dos dados foi realizada pela Codificação Aberta e Codificação Axial. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Evidenciaram-se quatro categorias, a saber: Integração Ensino-Serviço e seus impactos na qualidade da formação; Ação dos programas indutores de Integração Ensino-Serviço; Exercício da integração multiprofissional e Prática do cuidado interprofissional. Considerações finais: Conclui-se que o Projeto Multicampi Saúde, como integrador ensino-serviço, oportunizou a aprendizagem significativa e o reconhecimento da importância do processo de formação dos profissionais enfermeiros.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ASSUNÇÃO NG, MARTINS LM. O trabalho em equipe multiprofissional na Residência: a perspectiva dos residentes multiprofissionais. Rev. APS, 2019; 22(4): 920 – 938.
3. BRASIL. Câmara Municipal de Belém. Lei n. 7.682, de 05 de janeiro de 1994. JusBrasil, Pará. 1994. Disponível: http://www.belem.pa.gov.br/segep/download/leis/lei_distritos.pdf. Acessado em: 19 de março de 2023.
4. BRAYDE DHS, et al. Integração ensino-serviço: as experiências e fragilidades na atenção básica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019; n. 26: e757.
5. CONTRERA MAV. The scale of assessment of methodologically heterogeneous articles for integrative reviews. Revista Cuidarte, 2022; 13(2): e2744.
6. ELY LI, TOASSI RFC. Integration among curricula in Health professionals’ education: the power of interprofessional education in undergraduate courses. Interface -Comun Saúde Educ, 2018; 22: 1563-75.
7. FARIA L, et al. Teaching-service-community integration in practice scenarios of interdisciplinary Health Education: an experience of the Work Education for Health Program (PET-Health) in Southern Bahia. Interface-Comun Saúde Educ, 2018; 22: 1257–66.
8. GARCIA SO, et al. Integração ensino serviço: experiência potencializada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Eixo Educação Permanente. Interface-Comun Saúde Educ, 2019; 23: e180540.
9. KHALAF DK, et al. Integração ensino-serviço sob a percepção dos seus protagonistas. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2019; 9: e9.
10. KHALAF DK, et al. Teaching-service integration: building the educational workshop in healthcare. Rev Bras Enferm, 2019; 72(2): 375–82.
11. KOERICH C, et al. Grounded theory: evidencing divergences and contributions for nursing research. Reme Rev Min Enferm, 2018; 22: e 1084.
12. LOPES MMB. Educação em enfermagem na UFPA e a práxis da Enfermeira na atenção básica de saúde. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Santa Catarina. 2009; 270p.
13. MENDES TMC, et al. CONTRIBUTIONS AND CHALLENGES OF TEACHING-SERVICE-COMMUNITY INTEGRATION. Texto Contexto-Enferm, 2020; 29: e20180333.
14. MELLO, Amanda de Lemos et al. Integração ensino-serviço na formação de residentes em saúde: perspectiva do docente. Texto & Contexto-Enfermagem, 2019; 28: e20170019.
15. NALOM DMF, et al. Ensino em saúde: aprendizagem a partir da prática profissional. Ciênc Saúde Coletiva, 2019; 24: 1699-708.
16. NORO LRA, MOYA JLM. O PET-SAÚDE como norteador da formação em enfermagem para o sistema único de saúde. Trab. Educ. Saúde, 2019; 17 (1): e0017805.
17. OLIVEIRA AMF, et al. Análise da integração ensino-serviço para a formação de residentes em medicina de família e comunidade. Revista Brasileira de Educação Médica, 2021; 45: 1-2020032.
18. PEIXOTO MT, et al. Medical education in Primary Healthcare: a multipleapproach experience to teaching, service and community integration practices. Interface (Botucatu), 2019; 23(s1): e170794.
19. SPAGNOL CA, et al. Diálogos da enfermagem durante a pandemia: reflexões, desafios e perspectivas para a integração ensino-serviço. Escola Anna Nery, 2021: 25(spe): e20200498.
20. SILVA LAGP, MERCÊS NNA. Estudo de casos múltiplos aplicado na pesquisa de enfermagem: relato de experiência. Rev Bras Enferm, 2018; 71: 1194-7.
21. SOUZA DF, et al. Ensino-aprendizagem na disciplina de Gerência de Enfermagem no contexto hospitalar. Enferm. Foco, 2020; 11(5): 86-91.
22. TOASSI RFC, et al. Interprofessional practices and readiness for interprofessional learning among health students and graduates in Rio Grande do Sul, Brazil: a cross-sectional study. J Interprof Care, 2021; 35(3): 391–9.
23. YIN RK. Estudo de caso. Porto Alegre: Bookman, 2015.