Percepção de residentes e preceptores sobre a situação da avaliação educacional nas residências médicas de anestesiologia no Brasil
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Resumo
Objetivo: Investigar as percepções de residentes, ex-residentes e preceptores de programas de residência médica em anestesiologia no Brasil sobre a avaliação educacional, quanto ao uso de matriz curricular do MEC, métodos de avaliação, satisfação e expectativas em relação ao programa no contexto das competências profissionais. Métodos: Estudo baseado em questionário online (survey) aplicado para anestesiologistas e residentes com 275 participantes, intervalo de confiança de 95%, margem de erro de 5,88%, teste estatístico de Mann-Whitney. Resultados: A situação da avaliação educacional nas residências é heterogênea, preferindo testes cognitivos de baixo nível taxonômico e não parece estimular o aprendizado; há potencial insuficiência de cenários de prática, e o registro das avaliações feitas podem não demonstrar claramente a evolução do aprendizado do residente. A pesquisa demonstrou posição neutra quanto à satisfação com a metodologia de avalição em uso, com maior satisfação para os serviços CET/SBA quando comparados aos serviços MEC. Conclusão: Como sinal de alerta, ficou claro que a maioria dos entrevistados não sabiam da existência da matriz de competências publicada pelo MEC e que a maioria (88,3%) dos entrevistados concordam que o método de avaliação educacional deveria ser melhorado.
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