Elaboração e validação de vídeo educacional sobre o uso excessivo de telas em crianças

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Ávila Matos Ribeiro
Emanuel Lucas de Sousa Neiva
João Paulo Lima de Melo
Juliana Macêdo Magalhães
Pedro Venicius de Sousa Batista

Resumo

Objetivo: Elaborar e validar um vídeo educacional sobre uso excessivo de telas em crianças. Métodos: Pesquisa metodológica que aconteceu nas seguintes etapas: primeira etapa foi realizada uma revisão, a segunda, elaboração do vídeo; a terceira, a validação por juízes-especialistas; a quarta, na adequação da tecnologia educacional. Após, houve a construção do vídeo e sua validação quanto ao conteúdo, à funcionalidade, à aparência e ao ambiente sonoro a partir da participação opinativa de 12 juízes selecionados com experiência e conhecimento sobre saúde infantil. Resultados: Após a construção do vídeo, houve a participação de sete médicos pediatras, dois psicólogos, dois enfermeiros e um médico psiquiatra como juízes dos critérios para validação, com concordância majoritária deles em relação aos tópicos de conteúdo, funcionalidade, aparência e ambiente sonoro, algumas sugestões foram feitas e acatadas após edição do vídeo. Conclusão: O vídeo serve como meio de comunicação e educação dos pais e cuidadores para melhor cuidarem da qualidade de vida das suas crianças diante do tempo de telas pelas crianças. O vídeo educativo mostrou-se válido quanto à aparência e ao conteúdo, com potencial para mediar práticas educativas.

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Como Citar
Ribeiro Ávila M., NeivaE. L. de S., MeloJ. P. L. de, MagalhãesJ. M., & BatistaP. V. de S. (2023). Elaboração e validação de vídeo educacional sobre o uso excessivo de telas em crianças. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(6), e13318. https://doi.org/10.25248/reas.e13318.2023
Seção
Artigos Originais

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