O uso da simulação realística na atividade curricular de saúde do adulto do curso de enfermagem

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Flávia Thaiane Azevedo da Encarnação
Simone Daria Assunção Vasconcelos Galdino
Gleyce Pinto Girard
Cecilia Carvalho da Silva
Amanda Thayane de Oliveira Lobato
Rasiel Azevedo Castro
Zila Rebeca Brito Valente
Daniete da Luz Monteiro Soares
Talita Izabel de Sousa Stainki Jeremias
Thays Gonçalves Vieira

Resumo

Objetivo: Aplicar e avaliar uma estratégia de ensino baseada em simulação realística de um caso clínico na atividade curricular. Métodos: Qualitativo e quantitativo, realizado com 29 discentes do 6º semestre do curso de enfermagem de uma faculdade de Belém-PA, de março a maio de 2022. A coleta de dados se deu a partir de uma simulação realística, com caso clínico de infarto agudo do miocárdio, após o debriefing foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Para a análise optamos pela análise de conteúdo de Bardin e outros autores. Resultados: A participação dos discentes, e o alcance do objetivo proposto pela simulação e o bom rendimento na discussão do caso clínico, representaram o impacto positivo da metodologia no ensino aprendizagem. Conclusão: A simulação realística como metodologia ativa teve impacto positivo no processo ensino-aprendizagem no curso de Saúde do Adulto I, pois possibilitou o estreitamento entre teoria e prática, propiciando vivências que aproximam a realidade, favorecendo um ambiente de interatividade entre os participantes. Os discentes participaram como atores e plateia, utilizamos simuladores de baixa fidelidade elaborado pelos pesquisadores pois a faculdade não dispunha.

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Como Citar
EncarnaçãoF. T. A. da, GaldinoS. D. A. V., GirardG. P., SilvaC. C. da, LobatoA. T. de O., CastroR. A., ValenteZ. R. B., SoaresD. da L. M., JeremiasT. I. de S. S., & VieiraT. G. (2023). O uso da simulação realística na atividade curricular de saúde do adulto do curso de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(11), e13431. https://doi.org/10.25248/reas.e13431.2023
Seção
Artigos Originais

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