O uso da simulação realística na atividade curricular de saúde do adulto do curso de enfermagem
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Resumo
Objetivo: Aplicar e avaliar uma estratégia de ensino baseada em simulação realística de um caso clínico na atividade curricular. Métodos: Qualitativo e quantitativo, realizado com 29 discentes do 6º semestre do curso de enfermagem de uma faculdade de Belém-PA, de março a maio de 2022. A coleta de dados se deu a partir de uma simulação realística, com caso clínico de infarto agudo do miocárdio, após o debriefing foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Para a análise optamos pela análise de conteúdo de Bardin e outros autores. Resultados: A participação dos discentes, e o alcance do objetivo proposto pela simulação e o bom rendimento na discussão do caso clínico, representaram o impacto positivo da metodologia no ensino aprendizagem. Conclusão: A simulação realística como metodologia ativa teve impacto positivo no processo ensino-aprendizagem no curso de Saúde do Adulto I, pois possibilitou o estreitamento entre teoria e prática, propiciando vivências que aproximam a realidade, favorecendo um ambiente de interatividade entre os participantes. Os discentes participaram como atores e plateia, utilizamos simuladores de baixa fidelidade elaborado pelos pesquisadores pois a faculdade não dispunha.
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