O uso do brinquedo terapêutico instrucional em crianças com dreno torácico: um relato de experiência
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Descrever a prática vivenciada por acadêmicos de enfermagem no uso do Brinquedo Terapêutico (BT) durante a troca de curativos de dreno torácico em um hospital de referência em pneumologia na região Norte. Relato de experiência: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicos de Enfermagem de uma Universidade Federal da Região Norte, graduandos do sexto semestre, nas práticas da Atividade Curricular de Enfermagem Pediátrica em uma Enfermaria Pediátrica de um hospital de referência secundária e terciária, localizado em Belém do Pará, no mês de outubro de 2022. Por meio da inserção do Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI), pelos discentes sob orientação docente, nas trocas de curativo de dreno torácico, experienciou-se as mudanças de comportamentos que a implantação da prática tem no transcorrer do processo saúde-doença de crianças e seus reflexos nas relações construídas no ambiente intra-hospitalar. Considerações finais: A partir das práticas, foi possível compreender a importância do BT no cenário da pediatria, com destaque ao seu uso em curativos de dreno torácico fundamentando a sua utilização como recurso pediátrico, e a pertinência de sua validação científica, instrumentando a equipe de enfermagem como adjuvante no cuidar na pediatria.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BAHIA PM. A construção de zonas lúdicas no hospital: transformações sobre tempo, espaço e rotinas por crianças. Orientadora: Dra. Ilka Dias Bichara. Dissertação (mestrado) - Curso de Psicologia: Psicologia do Desenvolvimento. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
3. BALTAZAR APA, et al. Brinquedo Terapêutico Instrucional aplicado em crianças na utilização do cateter central de inserção periférica: percepção dos familiares. Rev Soc Bras Enferm Ped., 2020; 20(2): 87-96.
4. CANÊZ JB, et al. O brinquedo terapêutico no cuidado de enfermagem à criança hospitalizada. Rev Enferm. Atual, 2020; 188-26.
5. CARDOSO NR, et al. Vivenciando o processo cirúrgico: percepção e sentimentos da criança. Rev Baiana Enferm, 2017; 31(3): e17648.
6. CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Disponível em: http://www.cofen.gov.br/parecer-tecnico-de-comissao-001-2021-conpem-dgep-cofen_90662.html. Acessado em: 9 de maio de 2022.
7. COSTA TS e MORAIS AC. A hospitalização infantil: vivência de crianças a partir de representações gráficas. Rev enferm UFPE on line., 2017; (Supl. 1): 358-67.
8. DA SILVA SVR, et al. A percepção sobre o brinquedo terapêutico na ótica docente. Enfermagem em Foco, 2021; 12(6).
9. DE ARAÚJO LG, et al. Uso do brinquedo terapêutico no cuidado ao acesso venoso em pediatria: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(9): e8710.
10. DE AZAMBUJA MI e DE CASTRO JUNIOR, MAM. Drenagem torácica. Revista de Ciências da Saúde, 2021; 33(1): 147-158.
11. KICHE MT e ALMEIDA FA. Brinquedo terapêutico: estratégia de alívio da dor e tensão durante o curativo cirúrgico em crianças. Acta Paulista de Enfermagem, 2009; 22: 125-130.
12. KUSAHARA DM, et al. Boas práticas - Dreno de tórax. Conselho Regional de São Paulo. Fevereiro 2011.
13. MAIA EBS, et al. A força brincar-cuidar na enfermagem pediátrica: perspectivas de enfermeiros em grupos focais. Texto contexto Enferm, 2020; 331: e20210170.
14. NOVA PVRV, et al. Brinquedo terapêutico e o brincar: a compreensão a partir do acadêmico de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2023; 23(3): e12201.
15. RODRIGUES MC, et al. Brinquedo terapêutico bola das sensações: um relato de experiência. Cader da Esc de Saúde, 2020; 20(1): 17-28.
16. SÁ ICTF, et al. Estratégias lúdicas no cuidado com a criança hospitalizada pespectivas simbólicas de discentes de enfermagem. Rev. Baiana De Enferm, 2021; 35.
17. SÁ ICTF e SILVA TP. Estratégias lúdicas no cuidado à criança hospitalizada: uma revisão integrativa. Rev. Enferm. Digit. Cuid. Promoção Saúde, 2020; 5(2): 135-145.
18. SILVA JA, et al. O lúdico como recurso terapêutico no tratamento de crianças hospitalizadas: percepção dos enfermeiros. Enferm Foco, 2021; 12(2): 365-71.
19. SILVA SRM, et al. Percepção dos acompanhantes das crianças hospitalizadas acerca do brinquedo terapêutico. Rev enferm UFPE on line., 2018; 12(10): 2703-9.
20. SOUZA ABG. Manual Prático de Enfermagem Pediátrica.1° ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2017; 328p.