Educação permanente em saúde: desafios e potencialidades para o processo de trabalho
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Resumo
Objetivo: Descrever os desafios e potencialidades da Educação Permanente em Saúde (EPS) no processo de trabalho. Métodos: Estudo teórico, tipo revisão integrativa da literatura, realizada de Janeiro a Fevereiro de 2023, na fonte de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na base de dados CAPES, utilizando os descritores validados pelo DeCS/MeSH; Educação Permanente em Saúde e Processo de Trabalho, com os filtros texto completo e disponível, documentos tipo artigos científicos; ano de publicação 2018 a 2023, realizados em português. A população da pesquisa incluiu 222 artigos. Após a leitura de seus resumos, foram selecionados 21 artigos. Resultados: A educação permanente em saúde inclui uma dimensão ética e política, o que exige repensar cotidianamente o processo de trabalho, visando a defesa dos direitos sociais, exigindo uma política social formal. O modelo tradicional de organização do trabalho carece de flexibilidade e de atenção aos aspectos subjetivos, de campo e contextuais, e seu rigor dificulta o aprimoramento dos profissionais. Considerações finais: A EPS tem o potencial de alertar os profissionais de saúde para mudanças na prática profissional, qualificar os serviços por meio do trabalho em equipe, com o objetivo de organizar o trabalho para atender às necessidades de saúde da população.
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