Construção e discussão de casos clínicos como estratégia de ensino e suas repercussões na atuação de enfermagem: um relato de experiência

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Júlia Santos Lisbôa
Jucilene Luz Neves
Ana Carolina Marinho Pinheiro
Celice Ruanda Oliveira Sobrinho
Danielle Farias da Costa Oliveira
Esther Miranda Caldas
Laura Arruda Costa
Maria Paula dos Santos Sousa Bulhões Costa
Rogéria de Sousa Rodrigues
Thaís Neves de Souza

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência vivenciada pelos acadêmicos de enfermagem na construção e discussão de casos clínicos assim como suas repercussões na atuação da enfermagem. Relato de experiência: Trata-se de uma experiência acadêmica, vivenciada por discentes do curso de enfermagem em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Estado do Pará. Tal vivência deu-se ao longo do período de 10 meses, referentes aos semestres finais da graduação de enfermagem, que se destinam ao estágio curricular obrigatório supervisionado na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Atenção Hospitalar. A última etapa foi a defesa do caso clínico, onde o trabalho foi exposto para o seu preceptor, e o preceptor de outras equipes de estágio, bem como para os outros acadêmicos que também apresentaram os seus respectivos estudos. Esse momento foi rico em partilha de conhecimento profissional, troca de sugestões de assistência, correções ortográficas e de concordância no manuscrito. Considerações finais: Considera-se que o estudo de caso clínico contribuiu de forma significativa para a formação do pensamento crítico no modo de cuidar em enfermagem. A associação da cientificidade dos diagnósticos de enfermagem com a compreensão dos mecanismos da fisiopatologia foi essencial para um cuidado mais holístico com o paciente.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
LisbôaJ. S., NevesJ. L., PinheiroA. C. M., Oliveira SobrinhoC. R., OliveiraD. F. da C., CaldasE. M., CostaL. A., CostaM. P. dos S. S. B., RodriguesR. de S., & SouzaT. N. de. (2023). Construção e discussão de casos clínicos como estratégia de ensino e suas repercussões na atuação de enfermagem: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(8), e13532. https://doi.org/10.25248/reas.e13532.2023
Seção
Relatos de Experiência

Referências

1. ANTUNES M, et al. Percepções dos estudantes de enfermagem sobre a resolução de caso clínico a partir do simulador virtual. Informática na educação: teoria & prática, 2021; 24(1): 54-65.

2. BELÉM J, et al. Avaliação da aprendizagem no estágio supervisionado de enfermagem em saúde coletiva. Trab. Educ. Saúde, 2018; 16(3): 849-867.

3. BEZERRA IMP. Estado da arte sobre o ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em época de pandemia do Corona Vírus. J Hum Growth Dev, 2020; 30(1): 141-147.

4. FARIA G, et al. Raciocínio clínico em enfermagem: uma Revisão Bibliográfica. Saber Científico, 2020; (9)2: 73-84.

5. FERREIRA J, BRANDÃO ER. Desafios da formação antropológica de profissionais de saúde: uma experiência de ensino na pós-graduação em Saúde Coletiva. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 2019; 23: e170686.

6. ALMAGRO MI, et al. Avaliação de uma intervenção educacional (edworkcases) envolvendo casos clínicos e estudantes de Enfermagem: um estudo observacional transversal. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2022; 30: e3723.

7. LACERDA LCA, et al. Estágio supervisionado: Percepção do preceptor sobre o processo de ensino-aprendizagem em um hospital de ensino. Revista e-Curriculum, 2019; 17(2): 574-591.

8. LEITE KNS, et al. Utilização da metodologia ativa no ensino superior da Saúde: revisão integrativa. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, 2021; 25(2): 133-144.

9. LIMA ES, CARVALHO VL. Perspectiva do discente monitor na construção de estudos de caso em saúde no curso de Fisioterapia. Rev. Bra. Edu. Saúde, 2019; 9(3): 37-43.

10. MÁRTIRES M, et al. Promoção de competências de pensamento crítico em estudantes de enfermagem. Revista Lusófona de Educação, 2019; 44(44): 159-172.

11. MELO MC, et al. Problematizando a residência multiprofissional em oncologia: protocolo de ensino prático na perspectiva de residentes de enfermagem. Rev Esc Enferm USP, 2014; 48(4): 706-14.

12. MINEIRO AAC, et al. Como o Aprendizado pode ser Efetivo com o Uso da Técnica Multidimensional de Ensino em Administração? Administração: ensino e Pesquisa, 2018; 19(3): 504-554.

13. OLIVEIRA M, et al. Sistematização da assistência de enfermagem: percepção e conhecimento da enfermagem Brasileira. Rev Bras Enferm, 2019; 72(6): 1547-53.

14. PARTYKA RB, et al. Percepções dos estudantes de enfermagem sobre a resolução de caso clínico a partir do simulador virtual. Informática na educação: teoria & prática, 2021; 24(1): 54-65.

15. PISSAIA LF. Estudo de caso como estratégia de ensino em saúde. Revista Signos, 2021; 42(2): 9-20.

16. SANTOS DA, ARBIGAUS LP. Fisiopatologia geral. 1ª ed. Indaial: UNIASSELVI, 2019; 218p.

17. SILVA GF, et al. Método de estudo de caso como estratégia construtivista de ensino: proposta de aplicação nos cursos de Administração e Contabilidade de Custos. Rev. FAE, 2014; 17(1): 126-143.

18. SILVA JIM, et al. Estudo de casos em programa de residência: um relato de experiência. HU Revista, 2019; 45(1): 13-21.

19. SILVA RP, et al. Estratégias do uso de metodologia ativa na formação de acadêmicos de enfermagem: relato de experiência. Research, Society and Development, 2020; 9(6): e160963543.

20. XU X. Analysis of influencing factors of teaching effect based on structural equation model. Complexity, 2021; 2021: 1-10.