Tecnologias para a educação no trabalho de enfermeiros sobre tuberculose multirresistente na atenção primária: revisão sistemática
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Resumo
Objetivo: Identificar na literatura científica as tecnologias usadas para educar enfermeiros que geram conhecimento sobre tuberculose multirresistente na atenção primária à saúde. Métodos: Revisão sistemática desenvolvida de acordo as diretrizes do checklist Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyses, com protocolo de pesquisa registada na International Prospective Register of Systematic Reviews, com o número CRD42021269732. As buscas foram realizadas em dez bases de dados, por revisores independentes. Os estudos incluídos foram submetidos à análise da qualidade metodológica e à síntese narrativa das evidências. Resultados: Foram identificados 906 estudos e selecionados 8 para extração dos dados. Estes estudos demonstraram uma diversidade de tecnologias educacional sobre tuberculose e tuberculose multirresistente, como: educação a distância, workshop, pacote de intervenção com aplicativo e atualizações eletrônicas, curso on-line síncrona/assíncrona, mensagem por celulares e sistema de terapia observada por drone. Considerações finais: Há uma variedade de tecnologias educacionais, que aumentam o conhecimento dos enfermeiros e da equipe multiprofissional para o manejo adequado da tuberculose e tuberculose multirresistente, na atenção primária à saúde.
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