Experiências de estudantes de enfermagem na monitoria acadêmica no contexto da pandemia da Covid-19
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar as experiências de estudantes de enfermagem vivenciadas durante a monitoria acadêmica na disciplina “Metodologia da Pesquisa Científica I”, no contexto do ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19. Relato de experiência: Foram elencadas as experiências e os desafios da monitoria na referida disciplina; evidenciaram o desenvolvimento do ensino-aprendizagem virtual, o qual integrou diversas tecnologias educativas para dinamizar e contextualizar as aulas ministradas; apontaram para as dificuldades relacionadas à comunicação virtual, às falhas da conexão com internet, à adaptação ao ensino remoto, e à falta de treinamento para o manuseio das tecnologias digitais e da interação social. Considerações finais: Considera-se que a monitoria, durante o ensino remoto emergencial, proporcionou novas experiências para as monitoras e estímulos na busca de inovações para o processo ensino-aprendizagem no ambiente virtual; e, que, apesar dos desafios, os objetivos propostos da monitoria foram alcançados tendo em vista a positiva avaliação e a notória assimilação do conteúdo observadas nos monitorados.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ATTENBOROUGH, J. e ABBOTT, S. Using storytelling in nurse education: the experiences and views of lecturers in a higher education institution in the United Kingdom. Nurse Education in Practice, 2020; 44: 102762.
3. BOTELHO LV, et al. Academic monitorship and professional training in health: an integrative review. ABCS Health Sciences, 2019; 44(1): 67-74.
4. DIAS FSS, et al. O ensino remoto na pandemia da COVID-19: opinião de estudantes de um curso técnico em enfermagem. Rev Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(3): e6530.
5. DUDAR VL, et al. Use of modern technologies and digital tools in the context of distance and mixed learning. Linguistics and Culture Review, 2021; 5(S2): 733-50.
6. FONTES FLL, et al. Contribuições da monitoria acadêmica em Centro Cirúrgico para o processo de ensino-aprendizagem: benefícios ao monitor e ao ensino. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019; 27: e901.
7. GUIMARÃES JC, et al. Vivência de estudantes de enfermagem como monitores na disciplina de semiologia e semiotécnica: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2019; 31: e1012.
8. HAMPTON D, et al. Learning preferences and engagement level of generation Z nursing students. Nurse Educator, 2020; 45(30): 160-4.
9. LIESVELD J, et al. Nursing student challenges during the COVID-19 pandemic from 2020 to 2021: a thematic analysis. Teaching and Learning in Nursing, 2023; 18(1): 505.
10. MCENROE-PETITTE D e FARRIS C. Using gaming as an active teaching strategy in nursing education. Teaching and Learning in Nursing, 2020; 15(1): 61-5.
11. MACIEL MAC, et al. Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do Covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência. Brazilian Journal of Development, 2020; 6(12): 98489-504.
12. MEDEIROS MR, et al. Papel da monitoria na formação acadêmica em tempos de COVID-19: relato de experiência. Revista Extensão & Sociedade da UFRN, 2020; 12(20): 120-9.
13. MONTEIRO PVA, et al. Tecnologias educacionais na monitoria acadêmica de Fisiologia Humana e Biofísica na graduação de enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE on line, 2021; 15(1): 1-13.
14. NABOLSI M, et al. Nursing faculty experience with online distance education during COVID-19 crisis: a qualitative study. Journal of Professional Nursing, 2021; 37: 828-35.
15. OLIVEIRA J e VOSGERAU DSR. Práticas de monitoria acadêmica no contexto brasileiro. Educação: Teoria e Prática, 2021; 31(64): 1-18.
16. SCORSOLINI-COMIN F. Mentoring program with nursing students in the context of the pandemic of COVID-19 in Brazil. Index Enfermería, 2020; 29(1-2): 79-83.
17. SERAFIM D, et al. Estratégias de ensino na monitoria de saúde da mulher e da criança do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Ciência Cuidado e Saúde, 2007; 6(supl. 2): 474-80.
18. SILVEIRA A, et al. Estratégias e desafios do ensino remoto na enfermagem. Revista Enfermagem em Foco, 2020; 11(5): 98-103.
19. VÁZQUEZ-CALATAYUD M, et al. Nursing students' experience of providing frontline COVID-19 support: a qualitative study. Nursing Health Sciences, 2021; 1-9.
20. VISIERS-JIMÉNEZ L, et al. Clinical learning environment and graduating nursing students' competence: a multi-country cross-sectional study. Nursing Health Sciences, 2021; 23: 398-410.