Materiais didáticos instrucionais na promoção da saúde de pessoas com diabetes mellitus: revisão integrativa
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Resumo
Objetivo: Identificar na literatura quais são as tecnologias educacionais utilizadas como estratégias de educação em saúde na Atenção Primária à Saúde para pessoas com Diabetes Mellitus. Métodos: Revisão integrativa realizada entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, em periódicos indexados na PubMed, LILACS, CINAHL e Web of Science, utilizando-se os descritores “Diabetes Mellitus”, “Prevenção primária”, “Educação em saúde” e “Tecnologia educacional”, combinados com o operador booleano AND. Foram incluídos os artigos originais dos últimos 10 anos, nos idiomas inglês, português e espanhol. A seleção dos estudos seguiu as recomendações da diretriz PRISMA. Para avaliação do nível de evidência utilizou-se classificação dos níveis de evidência científica da Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ). Resultados: foram incluídos 32 artigos, que evidenciaram quatros categorias temáticas em relação a modalidade dos encontros, público envolvido e tipo de material didático: encontros presenciais individuais, encontros presencias em grupo, abordagem remota e intervenções mistas. Considerações finais: As ações de educação em saúde, devem ser aplicadas conforme as diferentes realidades encontradas, promovendo resultados positivos nos grupos de pessoas que convivem com diabetes de cada Unidade Básica de Saúde otimizando o tempo de atendimento dos profissionais nos serviços de saúde.
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