Sofrimento psíquico de estudantes do ensino fundamental em tempos de pandemia

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Juliana Ferreira Gomes da Silva
Eluana Borges Leitão de Figueiredo
Fabiana Ferreira Koopmans
Eliane Oliveira de Andrade Paquiela
Carine Silvestrini Sena Lima da Silva

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura científica os fatores relacionados ao sofrimento psíquico dos estudantes do ensino fundamental que foram evidenciados no período da pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura por meio de consulta no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), especificamente nas bases de dados da LILACS e MEDLINE, na Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e PubMed, realizada entre de novembro de 2022 a maio de 2023. Resultados: O estudo apresenta dois núcleos temáticos, sendo uma Saúde Mental dos estudantes e os impactos trazidos pela pandemia da COVID-19 em que se evidenciou os fatores que potencializaram os sofrimentos e as consequências na saúde mental e outro núcleo temático que mostrou as especificidades e desafios da relação entre educação e saúde no acolhimento aos sofrimentos psíquicos. Considerações finais: O estudo revelou a necessidade do fortalecimento da rede intersetorial e do Programa Saúde na Escola (PSE). Por fim, a pesquisa também mostrou a necessidade de estudos mais aprofundados que discutam sobre o acolhimento aos sofrimentos psíquicos no pós-pandemia. 

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Como Citar
SilvaJ. F. G. da, FigueiredoE. B. L. de, KoopmansF. F., PaquielaE. O. de A., & SilvaC. S. S. L. da. (2023). Sofrimento psíquico de estudantes do ensino fundamental em tempos de pandemia. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(12), e13717. https://doi.org/10.25248/reas.e13717.2023
Seção
Revisão Bibliográfica

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