Sofrimento psíquico de estudantes do ensino fundamental em tempos de pandemia
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Resumo
Objetivo: Identificar na literatura científica os fatores relacionados ao sofrimento psíquico dos estudantes do ensino fundamental que foram evidenciados no período da pandemia da COVID-19. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura por meio de consulta no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), especificamente nas bases de dados da LILACS e MEDLINE, na Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e PubMed, realizada entre de novembro de 2022 a maio de 2023. Resultados: O estudo apresenta dois núcleos temáticos, sendo uma Saúde Mental dos estudantes e os impactos trazidos pela pandemia da COVID-19 em que se evidenciou os fatores que potencializaram os sofrimentos e as consequências na saúde mental e outro núcleo temático que mostrou as especificidades e desafios da relação entre educação e saúde no acolhimento aos sofrimentos psíquicos. Considerações finais: O estudo revelou a necessidade do fortalecimento da rede intersetorial e do Programa Saúde na Escola (PSE). Por fim, a pesquisa também mostrou a necessidade de estudos mais aprofundados que discutam sobre o acolhimento aos sofrimentos psíquicos no pós-pandemia.
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