Covid-19 e os impactos no cotidiano acadêmico e na saúde mental de discentes de enfermagem

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Max Amaral Balieiro
Lorrane Caroline Pinheiro da Fonseca
Mayssa Girlayne Neves dos Santos
Samilly Odenise Gama dos Santos
Gabriel Góes dos Santos
Cátia Cilene Lopes Maciel
Asaffe Sousa Araújo
Giovanni Paulo Ventura Costa
Nely Dayse Santos da Mata
Rubens Alex de Oliveira Menezes

Resumo

Objetivo: A presente pesquisa objetiva verificar o grau de saúde mental dos acadêmicos de enfermagem de uma instituição do ensino superior (IES) e a realização do ensino a distância durante a pandemia da Covid-19. Métodos: Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, realizado na modalidade remota, com acadêmicos do curso de Enfermagem de uma IES do Amapá, sendo realizada no período de janeiro a julho de 2022. A coleta de dados se deu mediante os instrumentos: Questionário sociodemográfico e Depression, Anxiety and Stress Scale - Short Form (DASS-21), a análise descritiva dos dados coletados foi possível a partir da tabulação no programa editor Microsoft Office Excel® versão 2016. Resultados: Verificou-se que (68,6%) participantes são do sexo masculino, (61,4%) fazem disciplinas remotas, (50%) fazem atividades extracurriculares, (48,6%) possuem <12h semanais de lazer. Em relação ao DASS-21 (47,5%), (28,6%) e (35,7%) apresentaram ansiedade, depressão e estresse grave, respectivamente. Conclusão: Durante o período de isolamento social, os estudantes acabaram por somatizar algum grau de ansiedade, estresse e/ou depressão. No entanto, cabe ressaltar que mais estudos devem ser feitos, considerando também determinantes sociais de saúde, pois as patologias que acometem o âmbito mental são em sua maioria, multifatoriais.

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Como Citar
BalieiroM. A., FonsecaL. C. P. da, SantosM. G. N. dos, SantosS. O. G. dos, SantosG. G. dos, MacielC. C. L., AraújoA. S., CostaG. P. V., MataN. D. S. da, & MenezesR. A. de O. (2023). Covid-19 e os impactos no cotidiano acadêmico e na saúde mental de discentes de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(9), e13746. https://doi.org/10.25248/reas.e13746.2023
Seção
Artigos Originais

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