Covid-19 e os impactos no cotidiano acadêmico e na saúde mental de discentes de enfermagem
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: A presente pesquisa objetiva verificar o grau de saúde mental dos acadêmicos de enfermagem de uma instituição do ensino superior (IES) e a realização do ensino a distância durante a pandemia da Covid-19. Métodos: Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, realizado na modalidade remota, com acadêmicos do curso de Enfermagem de uma IES do Amapá, sendo realizada no período de janeiro a julho de 2022. A coleta de dados se deu mediante os instrumentos: Questionário sociodemográfico e Depression, Anxiety and Stress Scale - Short Form (DASS-21), a análise descritiva dos dados coletados foi possível a partir da tabulação no programa editor Microsoft Office Excel® versão 2016. Resultados: Verificou-se que (68,6%) participantes são do sexo masculino, (61,4%) fazem disciplinas remotas, (50%) fazem atividades extracurriculares, (48,6%) possuem <12h semanais de lazer. Em relação ao DASS-21 (47,5%), (28,6%) e (35,7%) apresentaram ansiedade, depressão e estresse grave, respectivamente. Conclusão: Durante o período de isolamento social, os estudantes acabaram por somatizar algum grau de ansiedade, estresse e/ou depressão. No entanto, cabe ressaltar que mais estudos devem ser feitos, considerando também determinantes sociais de saúde, pois as patologias que acometem o âmbito mental são em sua maioria, multifatoriais.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BROOKS SK, et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet. 2020; 395(10227): 912–20.
3. CHI X, et al. Prevalence and psychosocial correlates of mental health outcomes among Chinese College Students during the coronavirus disease (COVID-19) Pandemic. Front Psychiatry. 2020; 11: 803.
4. DA SILVA FILHO JD, et al. O impacto da pandemia da covid-19 na saúde mental de estudantes universitários. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR. 2023; 27(2): 574-592.
5. DOMENGHINO A, et al. Mental health of individuals infected with SARS-CoV-2 during mandated isolation and compliance with recommendations-A population-based cohort study. PLoS ONE. 2022; 17(3): e0264655.
6. DONIDA GCC, et al. Impacto do distanciamento social na saúde mental em tempos de pandemia da COVID-19 / The impact of social distancing on mental health during the COVID-19 pandemic. Braz. J. Hea. Rev. 2021; 4(2): 9201-9219.
7. ESTRELA FM, et al. Covid-19 e doenças crônicas: impactos e desdobramentos frente à pandemia. Rev baiana enferm. 2020; 34: e36559.
8. GAINO LV, et al. O conceito de saúde mental para profissionais de saúde: um estudo transversal e qualitativo. SMAD, Rev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. 2018; 14(2): 108-16.
9. GAUDIM VA, et al. Transtornos Mentais Comuns e rotina acadêmica na graduação em Enfermagem: impactos da pandemia de COVID-19. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. 2022; 27: 21-37.
10. GIACOMINI E e RIZZOTTO MLF. Interdisciplinaridade nas práticas de cuidado em saúde mental: uma revisão integrativa de literatura. Saúde debate. 2022; 46(6): 261–80.
11. GIL AC. Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas, São Paulo. 1999; 5: 978-85-224-5142-5.
12. KAPAROUNAKI CK, et al. University students’ mental health amidst the COVID-19 quarantine in Greece. Psychiatry Res. 2020; 290: 113111.
13. LEÃO DMQC, et al. Estresse, Ansiedade e Depressão nos estudantes de medicina da UFPE-CAA durante a pandemia de COVID-19. Brazilian Journal of Health Review. 2022; 5(4): 12162-12175.
14. LIMA ESL e ABREU KE. Dificuldades de jovens sem vínculo formal de emprego durante a pandemia da COVID-19: Limites do empreendedorismo em tempos de crise. Rev. Boletim de Conjuntura. 2020; 3: 56-73.
15. LIU J, et al. Online mental health survey in a medical college in China during the COVID 19 outbreak. Frontiers in Psychiatry. 2020; 11: 1-6.
16. LOVIBOND SH e LOVIBOND PF. Manual for the Depression Anxiety Stress Scales. Psychology Foundation. 1995; 2: 222009504.
17. MAIA BR e DIAS PC. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia, Campinas. 2020; e200067.
18. MALAJOVICH N, et al. A juventude universitária na contemporaneidade: a construção de um serviço de atenção em saúde mental para estudantes. Rev. Mental. 2017; 11: 356-377.
19. MANICA, GB. O impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental de estudantes universitários: o efeito mediador do capital psicológico. Dissertação de Mestrado, Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE. 2021; 24369.
20. MEO SA, et al. COVID-19 pandemic: impact of quarantine on medical students’ mental wellbeing and learning behaviors. Pak J Med Sci. 2020; 36(S4): S43-S48.
21. MONTEIRO PC, et al. A sobrecarga do curso de Medicina e como os alunos lidam com ela. Braz. J. Hea. Rev. 2019; 2(4): 2998-3010.
22. NEVES AC. Conceito Ampliado de Saúde em tempos de pandemia. Poliética. 2021; 9(1): 78-95.
23. OLIVEIRA EN, et al. Covid-19: repercussões na saúde mental de estudantes do ensino superior. Rev.Saúde em Debate. 2022; 46: 206-220.
24. PARK S e PARK YC. Mental Health Care Measures in Response to the 2019 Novel Coronavirus Outbreak in Korea. Psychiatry Investig., 2020; 17(2): 85-6.
25. RIBEIRO LS, et al. Efeitos da pandemia de COVID-19 na saúde mental de uma comunidade acadêmica. Acta Paul Enferm. 2021; 34: eAPE03423.
26. SANTOS GMRF, et al. COVID-19: emergency remote teaching and university professors’ mental health. Rev Bras Saude Mater Infant. 2021; 21 :237-243.
27. SAADI TA, et al. Psychological distress among medical students in conflicts: A cross-sectional study from Syria. BMC Med Educ. 2017; 17(1): 173.
28. SILVA JDA, et al. Principais dificuldades do ensino remoto e uso de tecnologias no ensino-aprendizagem de estudantes de Educação Física durante a pandemia da COVID-19. Educación Física y Ciencia. Universidad Nacional de La Plata, Argentina.vol. 2021; 23(4): e194.
29. SILVA SM e ROSA AR. O impacto da Covid-19 na saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção. Revista Prâksis. 2021; 2: 189–206.
30. UĞURLU YK, et al. The examination of the relationship between nursing students’ depression, anxiety and stress levels and restrictive, emotional, and external eating behaviors in COVID19 social isolation process. Perspect Psychiatr Care. 2020; 57(2): 507-516.
31. VIANA DM. Atendimento Psicológico Online no Contexto da Pandemia de Covid-19: Online Psychological Care in The Context of Covid's Pandemic 19. Cadernos ESP. 2020; 14(1): 74-79.
32. WANG C, et al. Immediate Psychological Responses and Associated Factors during the Initial Stage of the 2019 Coronavirus Disease (COVID-19) Epidemic among the General Population in China. International Journal of Environmental Research and Public Health. Internet. 2020; 17051729.
33. WERLE V. Relações entre lazer e saúde em tempos de cultura somática. Rev. Brasileira de Estudos do Lazer. 2018, 5: 20-32.