Transgeneridade na infância

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marília Emanuela Ferreira de Jesus
Andréia Vanessa Carneiro de Morais
Jeane Freitas de Oliveira

Resumo

Objetivo: Identificar como a transgeneridade na infância é abordada nas produções cientificas. Métodos: Revisão integrativa realizada em três fontes indexadas: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e National Library of Medicine National Institute Medicine of Health dos EUA (NIH via PubMed), com filtros relacionados a base de dados MedLine. Utilizou-se como descritores: “criança”, “identidade de gênero”, nos idiomas português, inglês e espanhol. Os dados foram analisados com auxílio do software Nvivo. Resultados: Foram selecionados 12 artigos organizados em duas categorias temáticas: Autoconhecimento da experiência da transgeneridade na infância; e Interação da criança trans com a sociedade. Considerações finais: Os estudos desta revisão abordaram majoritariamente os aspectos psicossociais relativos à temática da transgeneridade na infância, o que representa uma perspectiva distinta das pesquisas sobre adultos trans. Evidencia-se a relevância de discutir e incluir a temática da transgeneridade para fortalecer as práticas de cuidado e acolhimento à criança trans e seus familiares.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
JesusM. E. F. de, MoraisA. V. C. de, & OliveiraJ. F. de. (2023). Transgeneridade na infância. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(9), e13878. https://doi.org/10.25248/reas.e13878.2023
Seção
Revisão Bibliográfica

Referências

1. AITKEN M, et al. Self-Harm and Suicidality in Children Referred for Gender Dysphoria J Am Acad Child Adolesc Psychiatry, 2016; 55 (6): 513-20.

2. BARDIN L. Análise de Conteúdo. 1 nd ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

3. BEEK TF, et al. Gender Incongruence of Childhood:Clinical Utility and Stakeholder Agreement with theWorld Health Organization’s Proposed ICD-11Criteria. PLoS ONE, 2017; 12(1): e0168522.

4. BENTO B. Transviad@s: gênero, sexualidade e direitos humanos. EDUFBA: Salvador, 2017.

5. BENTO B. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. 3nd ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.

6. CAMPOS B, et al. Violência contra a mulher: vulnerabilidade programática em tempos de SARS-COV-2/ COVID-19 em São Paulo. Psicol. Soc, 2020; 32: e020015.

7. CASTRO EG e MACEDO SC. Estatuto da Criança e Adolescente e Estatuto da Juventude: interfaces, complementariedade, desafios e diferenças. Rev. Direito Práx, 2019; 10(2): 1214-38.

8. COOLHART D e SHIPMAN DL. Working toward family attunement: Family therapy with trangender and gender-nonconforming children and adolescents. The Psychiatric clinics of North America, 2017; 40(1): 113-25.

9. COLEMAN E, et al. World Professional Association for Transgender Health (WPATH). 7 nd ed. 2012.
Disponível em: https://www.wpath.org/media/cms/Documents/SOC%20v7/SOC%20V7_Portuguese.pdf. Acessado em: 7 de fevereiro de 2023.

10. FAVERO SR e MACHADO PS. Diagnósticos Benevolentes Na Infância: Crianças Trans E a Suposta Necessidade De Um Tratamento Precoce. Revista Docência e Cibercultura, 2019; 3(1): 102–26.

11. FAST AA e OLSON KR. Gender Development in Transgender Preschool Children. Child Development, 2017; 89(2): 620-637.

12. FONTANARI AMV, et al. Childhood Maltreatment Linked with a Deterioration of Psychosocial Outcomes in Adult Life for Southern Brazilian Transgender Women J Immigr Minor Health, 2018; 20(1): 33-43.

13. GALVÃO CM. Níveis de evidência. Acta paul enferm, 2006; 19(2): 5-15.

14. GÓMEZ JIMÉNEZ FR, et al. A Retrospective Study of Childhood Sex-Typed Behavior in Istmo Zapotec Men, Women, and Muxes. Arch Sex Behav, 2020; 49(2): 467-477.

15. LATORRACA COC, et al. Search in databases area electronics health: where to start. Diagn. Tratamento, 2019; 24(2): 59-63.

16. LEE H, et al. Internalized transphobia and mental health among transgender adults: A nationwide cross-sectional survey in South Korea. Int J Transgend Health, 2020; 21(2): 182-93.

17. LEMOS K. No candomblé, quem é homem e quem não é?.1nd ed. Rio de Janeiro: Metanoia, 2019.

18. MELO IR, et al. O direito à saúde da população LGBT: desafios contemporâneos no contexto do sistema único de saúde. Rev. Psicol. Saúde, 2020; 12(3): 63-78.

19. MINAYO MCS. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 3 nd ed. Petrópolis, Rj: Vozes; 2020.

20. NASCIMENTO FK, et al. Crianças e adolescentes transgêneros brasileiros: atributos associados à qualidade de vida. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2020; 28.

21. NEWCOMB ME, et al. High Burden of Mental Health Problems, Substance Use, Violence, and Related Psychosocial Factors in Transgender, Non-Binary, and Gender Diverse Youth and Young Adults. Arch Sex Behav, 2020; 49(2): 645-59.

22. NIEDER TO, et al. Ethical Aspects of Mental Health Care for Lesbian, Gay, Bi-, Pan-, Asexual, and Transgender People: A Case-based Approach. Yale J Biol Med, 2020; 93(4): 593-02.

23. OMS. Investing in our future: A comprehensive agenda for the health and well-being of children and adolescents. 2021. Disponível em: https://cdn.who.int/media/docs/default-source/a-future-for-children/investing-in-our-future-a-comprehensive-agenda-for-the-health-and-well-being-of-children-and-adolescents.pdf?sfvrsn=32caab32_1&download=true. Acessado em: 7 de fevereiro de 2023.

24. OWEN-ANDERSON AF, et al. Expressed emotion in mothers of boys with gender identity disorder. J Sex Marital Ther, 2010; 36(4): 327-45.

25. PAGE MJ, et al. A declaração PRISMA 2020: uma diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. BMJ, 2021; 372: 71.

26. PARANHOS WR, et al. Formação dos profissionais de saúde para o atendimento de LGBTQI+. Revisão Interface (Botucatu), 2021; 25: e200684.

27. PAYNE E e SMITH M. The big freak out: educator fear in response to the presence of transgender elementary school students J Homosex, 2014; 61(3): 399-18.

28. PAVELTCHUK FO e BORSA JC. A teoria do estresse de minoria em lésbicas, gays e bissexuais. Rev. SPAGESP, 2020; 21(2): 41-54.

29. PONTES JC, et al. “Crianças” e “Adolescentes” trans. A construção de categorias entre profissionais de saúde. Sex., Salud Soc, 2020; 35: 112-32.

30. RAE JR, et al. Predicting Early-Childhood Gender Transitions. Psychol Sci, 2019; 30(5): 669-681.

31. RAFFERTY J. Committee on psychosocialaspects of child and family health, aap committee onadolescence, aap section on lesbian, gay, bisexual and transgender health and wellness. Ensuring Comprehensive Care and Support for Transgender and GenderDiverse Children and Adolescents. Pediatrics, 2018; 142(4): e20182162.

32. RILEY EA, et al. Surviving a gender-variant childhood: the views of transgender adults on the needs of gender-variant children and their parentes. Sex Marital Ther, 2013; 39 (3): 241-63.

33. RODRIGUES PRG. Influência social, minorias ativas e desenvolvimento moral: ensaio teórico sobre a representatividade política brasileira. Psicol. Soc, 2018; 30: e173402.

34. SILVA AL e OLIVEIRA AAS. Transexualização em narrativas de histórias de vida sobre a infância. Estud. pesqui. psicol, 2015; 15(2): 484-508.

35. SOUZA MT, et al. Integrative review: what is it? How to do it?. Einstein (São Paulo), 2010; 8(1): 102-06.

36. STANGE N, et al. Interações sociais de crianças de três a quatro anos em instituição de educação infantil. Rev. Psicol. UNESP, 2019; 18(2): 37-49.

37. VANDERLAAN DP, et al. Separation anxiety among birth-assigned male children in a specialty gender identity service. Eur Child Adolesc Psychiatry, 2018; 27(1): 89-98.

38. VASEY PL, et al. Traits of separation anxiety in childhood: a retrospective study of Samoan men, women, and fa'afafine Arch Sex Behav, 2011; 40(3): 511-17.

39. WEBER AM, et al. Gender Equality, Norms and Health Steering Committee. Gender norms and health: insights from global survey data. Lancet, 2019; 393(10189): 2455-68.

40. ZERBINATI JP. Desvelando a vivência transexual: gênero, criação e constituição de si mesmo. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) – Faculdade de Ciências e Letras. Universidade Estadual Paulista. São Paulo, 2017, 137p.