Adequabilidade do conhecimento e atitude de profissionais na avaliação das incapacidades hansênicas

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Emanuelle Malzac Freire de Santana
Karen Krystine Gonçalves de Brito
Ester Missias Villaverde Antas
Matheus de Medeiros Nóbrega
Paula Soares de Carvalho
Flávia Cristina dos Santos Pacheco
Oriana Deyze Correia Paiva Leadebal
Jordana de Almeida Nogueira
Maria Júlia Guimarães Oliveira Soares
Simone Helena dos Santos Oliveira

Resumo

Objetivo: Comparar a adequabilidade do conhecimento e da atitude de profissionais da atenção básica na avaliação do grau de incapacidade física na hanseníase antes e após intervenção educativa e associá-la à vivências em capacitações e na prática assistencial. Métodos: Estudo de intervenção norteado pela Teoria da Aprendizagem Significativa envolvendo 122 profissionais da atenção básica de João Pessoa, Paraíba. Utilizou-se instrumento próprio de conteúdo validado para coletar os dados intitulado “Conhecimento e Atitude sobre a Avaliação do Grau de Incapacidade Física na Hanseníase”, composto por 32 questões, subdivididas em dois constructos: Conhecimento, que englobou as dimensões Avaliação Neurológica Simplificada (ANS) (12 questões) e Grau de Incapacidade Física (GIF) (12 questões); e Atitude (8 questões). Foi aplicada estatística descritiva e inferencial pelo software estatístico R. Resultados: Antes da intervenção as médias de acertos do conhecimento e da atitude estiveram abaixo de 50%, constatando-se diferença estatisticamente significativa (p<0,001) entre os conhecimentos e as atitudes dos profissionais após a intervenção, posto aumento superior a 90%, independente de participação prévia em capacitações ou de vivências na assistência. Conclusão: Ocorreu adequabilidade do conhecimento e da atitude comparada ao momento prévio, atestando que ocorreu aprendizagem significativa entre os profissionais.

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Como Citar
SantanaE. M. F. de, BritoK. K. G. de, AntasE. M. V., NóbregaM. de M., CarvalhoP. S. de, PachecoF. C. dos S., LeadebalO. D. C. P., NogueiraJ. de A., SoaresM. J. G. O., & OliveiraS. H. dos S. (2024). Adequabilidade do conhecimento e atitude de profissionais na avaliação das incapacidades hansênicas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(1), e13946. https://doi.org/10.25248/reas.e13946.2024
Seção
Artigos Originais

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