Adequabilidade do conhecimento e atitude de profissionais na avaliação das incapacidades hansênicas
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Resumo
Objetivo: Comparar a adequabilidade do conhecimento e da atitude de profissionais da atenção básica na avaliação do grau de incapacidade física na hanseníase antes e após intervenção educativa e associá-la à vivências em capacitações e na prática assistencial. Métodos: Estudo de intervenção norteado pela Teoria da Aprendizagem Significativa envolvendo 122 profissionais da atenção básica de João Pessoa, Paraíba. Utilizou-se instrumento próprio de conteúdo validado para coletar os dados intitulado “Conhecimento e Atitude sobre a Avaliação do Grau de Incapacidade Física na Hanseníase”, composto por 32 questões, subdivididas em dois constructos: Conhecimento, que englobou as dimensões Avaliação Neurológica Simplificada (ANS) (12 questões) e Grau de Incapacidade Física (GIF) (12 questões); e Atitude (8 questões). Foi aplicada estatística descritiva e inferencial pelo software estatístico R. Resultados: Antes da intervenção as médias de acertos do conhecimento e da atitude estiveram abaixo de 50%, constatando-se diferença estatisticamente significativa (p<0,001) entre os conhecimentos e as atitudes dos profissionais após a intervenção, posto aumento superior a 90%, independente de participação prévia em capacitações ou de vivências na assistência. Conclusão: Ocorreu adequabilidade do conhecimento e da atitude comparada ao momento prévio, atestando que ocorreu aprendizagem significativa entre os profissionais.
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