Educação em saúde na escola sob a ótica da equipe pedagógica: das necessidades às estratégias

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Ricardo Aymay Gonçalves
Francielle Dutra da Silva
Edith Almeida Pinto
Juliana Casarotto
Manuela Dalenogare
Juliana Silveira Colomé

Resumo

Objetivo: Analisar as concepções de uma equipe pedagógica acerca das ações educativas desenvolvidas no cenário escolar com a participação de uma equipe interprofissional de saúde. Métodos: Foi desenvolvido em uma Escola de Ensino Fundamental da região central do Rio Grande do Sul, juntamente aos membros da equipe pedagógica do local, no segundo semestre do ano de 2019, de forma complementar a ações periódicas de educação em saúde. A técnica de coleta de dados utilizada foi o grupo focal. Os dados foram submetidos à Análise Textual Discursiva. Resultados: A equipe reconheceu a necessidade de ação, principalmente em relação ao cuidado corporal, alimentação e saúde mental. A equipe atua por meio da supervisão diária, porém de forma não sistematizada. As ações da equipe de saúde foram consideradas importantes por complementar à educação escolar, proporcionando vinculação da escola com o sistema de saúde municipal, bem como o acesso dos escolares à atenção à saúde. Conclusão: A equipe pedagógica pôde ampliar a consciência situacional em relação a área da saúde, assim como a equipe de saúde pôde repensar as ações para atender as demandas da escola.

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Como Citar
GonçalvesR. A., SilvaF. D. da, PintoE. A., CasarottoJ., DalenogareM., & ColoméJ. S. (2023). Educação em saúde na escola sob a ótica da equipe pedagógica: das necessidades às estratégias. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(12), e13985. https://doi.org/10.25248/reas.e13985.2023
Seção
Artigos Originais

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