Teleatendimento ambulatorial durante a pandemia de Covid-19: a visão do paciente
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Resumo
Objetivo: Conhecer a opinião dos pacientes portadores de doenças crônicas ou de seus responsáveis quanto ao cuidado recebido por telemedicina. Métodos: Trata-se de estudo com delineamento quali-quantitativo sobre a experiência de pacientes atendidos por telemedicina no período da pandemia da COVID-19. Por ligação telefônica, os participantes responderam a um questionário composto por questões objetivas e subjetivas, a respeito de sua opinião sobre a telemedicina, assim como de suas expectativas futuras sobre ela. Em seguida, a partir das respostas obtidas, foram feitas análises e inferências sobre o objeto de estudo. Resultados: A maioria afirmou satisfação com o teleatendimento nos aspectos conforto, acolhimento, compreensão das informações, confiança e solução de demandas. Parte dos entrevistados afirmou disposição em manter o uso da telemedicina após a pandemia. A falta do exame físico e o prejuízo na comunicação médico-paciente foram citados como desvantagens. Conclusão: A perspectiva de integração da telemedicina em um modelo híbrido de atendimento no futuro é viável considerando a percepção do paciente. O reduzido número de participantes pode ser considerada uma limitação para a análise quantitativa.
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