Influência do contexto de pandemia da COVID-19 na saúde da criança
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Conhecer a influência do contexto de pandemia da COVID-19 na saúde de crianças de dois a seis anos de vida, considerando as modificações comportamentais no âmbito psicossocial do desenvolvimento infantil. Métodos: Estudo descritivo, quantitativo, desenvolvido em uma Unidade de Saúde da Família Escola, com a participação de 80 cuidadores de crianças na faixa etária de dois a seis anos cadastradas na unidade de saúde pesquisada. Os dados foram coletados com a utilização de um formulário elaborado pelos pesquisadores e analisados por meio da estatística descritiva simples. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Para 35 cuidadores (43,33%), as crianças tiveram suas rotinas modificadas durante a pandemia. Entre as 33 crianças (41,11%) que frequentavam a escola, 30 (90,90%) passaram a estudar online. 56 cuidadores (70%) apontaram aumento do uso de telas e televisores, 48 (60%) alterações de comportamentos da criança, e 31 (31,75%) afastamento da criança de amigos e colegas. Apenas 23 crianças (29%) não alteraram a frequência de acesso ao serviço de saúde. Conclusão: Os achados sugerem que a pandemia da COVID-19 dificultou o acesso das crianças à socialização, educação e saúde, com potencial de repercussão no desenvolvimento infantil.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. AYDOGDU ALF. Saúde mental das crianças durante a pandemia causada pelo novo coronavírus: revisão integrativa. Journal Health NPEPS, 2020; 5(2): e4891.
3. BERBET LD, et al. A pandemia da COVID-19 na saúde da criança: Uma revisão integrativa. Research, Society and Development, 2021; 10(7): e55510716727.
4. BUECHEL C, et al. A cross-sectional investigation of psychosocial stress factors in German families with children aged 0-3 years during the COVID-19 pandemic: initial results of the CoronabaBY study. Child and adolescent psychiatry and mental health, 2022; 16(1): 37.
5. CARNEIRO LL, et al. COVID-19 pandemic impact on follow-up of child growth and development in Brazil. Frontiers in Pediatrics, 2022; 10: 947493.
6. COSTA P, et al. Fatores de risco e proteção para o desenvolvimento na primeiríssima infância durante a pandemia por COVID-19. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2022; 56: e20220196.
7. CUNHA DBA, et al. O impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental e física de crianças e adolescentes: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(7): 1-7.
8. DIAS É e RAMOS MN. A Educação e os impactos da Covid-19 nas aprendizagens escolares. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 2022; 30(117): 859-870.
9. FERNANDEZ M, et al. A Atenção Primária à Saúde na pandemia da COVID-19: uma análise dos planos de resposta à crise sanitária no Brasil. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, 2022; 17(44): 3336.
10. FOLINO CH, et al. A percepção de crianças cariocas sobre a pandemia de COVID-19, SARS-CoV-2 e os vírus em geral. Cadernos de Saúde Pública, 2021; 37(4): e00304320.
11. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. COVID-19 e Saúde da Criança e do Adolescente. 2. ed. 2021. Disponível em:
12. https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-crianca/covid-19-e-saude-da-crianca-e-do-adolescente-segunda-edicao/. Acessado em: 2 de maio de 2023.
13. GALBALLY M, et al. Parenting stress, maternal depression and child mental health in a Melbourne cohort before and during the COVID‐19 pandemic. Journal of Paediatrics and Child Health, 2022; 58(11): 2051-2057.
14. GIL AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
15. HEARST MO, et al. Rapid health impact assessment of COVID-19 on families with children with disabilities living in low-income communities in Lusaka, Zambia. PLoS One, 2021; 16(12): e0260486.
16. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Passos. População. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br//brasil/mg/passos/panorama. Acessado em: 1 de maio de 2023.
17. LINHARES MBM, ENUMO SRF. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia (Campinas), 2020; 37: e200089.
18. MALTA DC, et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 2020; 29(4): e2020407.
19. MORAIS AC e MIRANDA JOF. Repercussões da pandemia na saúde das crianças brasileiras para além da Covid-19. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 2021; 31(1): e310102.
20. NTSHINGILA N e PLESSIS-FAURIE ASD. Child health promotion during the COVID-19 pandemic: A health and welfare sector collaboration. African journal of primary health care & family medicine, 2023; 15(1): e1-e9.
21. ROMANZINI AV, et al. Repercussões da pandemia da Covid-19 em crianças do Ensino Fundamental. Saúde em Debate, 2022; 46(spe5): 148-163.
22. SACRAMENTO JT, et al. Association between time of exposure to screens and food consumption of children aged 2 to 9 years during the COVID-19 pandemic. Revista Paulista de Pediatria, 2023; 41: e2021284.
23. SANTOS AD e SILVA JK. O impacto do isolamento social no desenvolvimento cognitivo e comportamental infantil. Research, Society and Development, 2021; 10(9): e36110918218.
24. SANTOS JS, et al. Cuidado cotidiano da criança: necessidades e vulnerabilidades na perspectiva de mães adolescentes. Revista Eletrônica de Enfermagem, 2016; 18: e1199.
25. SANTOS MC, et al. Educação e Covid-19: os impactos da pandemia no ensino-aprendizagem Brazilian Journal of Development, 2021; 7(6): 60760–60779.
26. SANTOS RP, et al. Análise ética dos impactos da pandemia de COVID-19 na saúde de crianças e adolescentes. Escola Anna Nery, 2022; 26(spe): e20210460.
27. SANTOS WMS, et al. O Relacionamento em Redes no Campo Oncológico na Perspectiva dos Usuários. Revista Brasileira de Cancerologia, 2020; 67(1): e-021119.
28. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA - SBP. Grupo de Trabalho Criança, Adolescente e Natureza (2019-2021). Nota de Alerta. O papel da natureza na recuperação da saúde e bem-estar das crianças e adolescentes durante e após a pandemia de COVID-19. 2021. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23207d-NA_-Papel_Natureza_na_recuper_saude_BEstar_cr_e_adl.pdf. Acessado em: 2 de maio de 2023.
29. SOMMERHALDER A, et al. A educação infantil em tempo de SARS-CoV-2: a (re)organização dos fazeres docentes. Educação e Pesquisa, 2022; 48: e254817.
30. WANG G, et al. Mitigate the effects of home confinement on children during the COVID-19 outbreak. Lancet, 2020; 395(10228): 945-947.
31. WATTS R e PATTNAIK J. Perspectives of parents and teachers on the impact of the COVID-19 pandemic on children’s socio-emotional well-being. Early Childhood Education Journal, 2022; 1-12.
32. WERNECK GL e CARVALHO MS. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cadernos de Saúde Pública, 2020; 36(5): e00068820.