Influência do contexto de pandemia da COVID-19 na saúde da criança

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marina Borges Prado
Natália Rodrigues Duarte
Fernando Aquino da Silva
Jaqueline Silva Santos
Maria Ambrosina Cardoso Maia
William Messias Silva Santos
Gilmar Antonio Batista Machado
Wanessa Leonel Nunes
Raquel Dully Andrade

Resumo

Objetivo: Conhecer a influência do contexto de pandemia da COVID-19 na saúde de crianças de dois a seis anos de vida, considerando as modificações comportamentais no âmbito psicossocial do desenvolvimento infantil. Métodos: Estudo descritivo, quantitativo, desenvolvido em uma Unidade de Saúde da Família Escola, com a participação de 80 cuidadores de crianças na faixa etária de dois a seis anos cadastradas na unidade de saúde pesquisada. Os dados foram coletados com a utilização de um formulário elaborado pelos pesquisadores e analisados por meio da estatística descritiva simples. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Para 35 cuidadores (43,33%), as crianças tiveram suas rotinas modificadas durante a pandemia.  Entre as 33 crianças (41,11%) que frequentavam a escola, 30 (90,90%) passaram a estudar online. 56 cuidadores (70%) apontaram aumento do uso de telas e televisores, 48 (60%) alterações de comportamentos da criança, e 31 (31,75%) afastamento da criança de amigos e colegas. Apenas 23 crianças (29%) não alteraram a frequência de acesso ao serviço de saúde. Conclusão: Os achados sugerem que a pandemia da COVID-19 dificultou o acesso das crianças à socialização, educação e saúde, com potencial de repercussão no desenvolvimento infantil.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PradoM. B., DuarteN. R., SilvaF. A. da, SantosJ. S., MaiaM. A. C., SantosW. M. S., MachadoG. A. B., NunesW. L., & AndradeR. D. (2023). Influência do contexto de pandemia da COVID-19 na saúde da criança. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(11), e14041. https://doi.org/10.25248/reas.e14041.2023
Seção
Artigos Originais

Referências

1. AGUILAR-FARIAS N, et al. Associations between movement behaviors and emotional changes in toddlers and preschoolers during early stages of the COVID-19 pandemic in Chile. Frontiers in Pediatrics, 2021; 9: 667362.

2. AYDOGDU ALF. Saúde mental das crianças durante a pandemia causada pelo novo coronavírus: revisão integrativa. Journal Health NPEPS, 2020; 5(2): e4891.

3. BERBET LD, et al. A pandemia da COVID-19 na saúde da criança: Uma revisão integrativa. Research, Society and Development, 2021; 10(7): e55510716727.

4. BUECHEL C, et al. A cross-sectional investigation of psychosocial stress factors in German families with children aged 0-3 years during the COVID-19 pandemic: initial results of the CoronabaBY study. Child and adolescent psychiatry and mental health, 2022; 16(1): 37.

5. CARNEIRO LL, et al. COVID-19 pandemic impact on follow-up of child growth and development in Brazil. Frontiers in Pediatrics, 2022; 10: 947493.

6. COSTA P, et al. Fatores de risco e proteção para o desenvolvimento na primeiríssima infância durante a pandemia por COVID-19. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2022; 56: e20220196.

7. CUNHA DBA, et al. O impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental e física de crianças e adolescentes: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2021; 13(7): 1-7.

8. DIAS É e RAMOS MN. A Educação e os impactos da Covid-19 nas aprendizagens escolares. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 2022; 30(117): 859-870.

9. FERNANDEZ M, et al. A Atenção Primária à Saúde na pandemia da COVID-19: uma análise dos planos de resposta à crise sanitária no Brasil. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, 2022; 17(44): 3336.

10. FOLINO CH, et al. A percepção de crianças cariocas sobre a pandemia de COVID-19, SARS-CoV-2 e os vírus em geral. Cadernos de Saúde Pública, 2021; 37(4): e00304320.

11. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. COVID-19 e Saúde da Criança e do Adolescente. 2. ed. 2021. Disponível em:
12. https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/atencao-crianca/covid-19-e-saude-da-crianca-e-do-adolescente-segunda-edicao/. Acessado em: 2 de maio de 2023.

13. GALBALLY M, et al. Parenting stress, maternal depression and child mental health in a Melbourne cohort before and during the COVID‐19 pandemic. Journal of Paediatrics and Child Health, 2022; 58(11): 2051-2057.
14. GIL AC. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

15. HEARST MO, et al. Rapid health impact assessment of COVID-19 on families with children with disabilities living in low-income communities in Lusaka, Zambia. PLoS One, 2021; 16(12): e0260486.

16. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Passos. População. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br//brasil/mg/passos/panorama. Acessado em: 1 de maio de 2023.

17. LINHARES MBM, ENUMO SRF. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia (Campinas), 2020; 37: e200089.

18. MALTA DC, et al. A pandemia da COVID-19 e as mudanças no estilo de vida dos brasileiros adultos: um estudo transversal, 2020. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 2020; 29(4): e2020407.

19. MORAIS AC e MIRANDA JOF. Repercussões da pandemia na saúde das crianças brasileiras para além da Covid-19. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 2021; 31(1): e310102.

20. NTSHINGILA N e PLESSIS-FAURIE ASD. Child health promotion during the COVID-19 pandemic: A health and welfare sector collaboration. African journal of primary health care & family medicine, 2023; 15(1): e1-e9.

21. ROMANZINI AV, et al. Repercussões da pandemia da Covid-19 em crianças do Ensino Fundamental. Saúde em Debate, 2022; 46(spe5): 148-163.

22. SACRAMENTO JT, et al. Association between time of exposure to screens and food consumption of children aged 2 to 9 years during the COVID-19 pandemic. Revista Paulista de Pediatria, 2023; 41: e2021284.

23. SANTOS AD e SILVA JK. O impacto do isolamento social no desenvolvimento cognitivo e comportamental infantil. Research, Society and Development, 2021; 10(9): e36110918218.

24. SANTOS JS, et al. Cuidado cotidiano da criança: necessidades e vulnerabilidades na perspectiva de mães adolescentes. Revista Eletrônica de Enfermagem, 2016; 18: e1199.

25. SANTOS MC, et al. Educação e Covid-19: os impactos da pandemia no ensino-aprendizagem Brazilian Journal of Development, 2021; 7(6): 60760–60779.

26. SANTOS RP, et al. Análise ética dos impactos da pandemia de COVID-19 na saúde de crianças e adolescentes. Escola Anna Nery, 2022; 26(spe): e20210460.

27. SANTOS WMS, et al. O Relacionamento em Redes no Campo Oncológico na Perspectiva dos Usuários. Revista Brasileira de Cancerologia, 2020; 67(1): e-021119.

28. SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA - SBP. Grupo de Trabalho Criança, Adolescente e Natureza (2019-2021). Nota de Alerta. O papel da natureza na recuperação da saúde e bem-estar das crianças e adolescentes durante e após a pandemia de COVID-19. 2021. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/23207d-NA_-Papel_Natureza_na_recuper_saude_BEstar_cr_e_adl.pdf. Acessado em: 2 de maio de 2023.

29. SOMMERHALDER A, et al. A educação infantil em tempo de SARS-CoV-2: a (re)organização dos fazeres docentes. Educação e Pesquisa, 2022; 48: e254817.

30. WANG G, et al. Mitigate the effects of home confinement on children during the COVID-19 outbreak. Lancet, 2020; 395(10228): 945-947.

31. WATTS R e PATTNAIK J. Perspectives of parents and teachers on the impact of the COVID-19 pandemic on children’s socio-emotional well-being. Early Childhood Education Journal, 2022; 1-12.

32. WERNECK GL e CARVALHO MS. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cadernos de Saúde Pública, 2020; 36(5): e00068820.