Promoção de envelhecimento saudável por meio de aplicativo de mensagens instantâneas
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Relatar a utilização de um aplicativo de mensagens instantâneas para a promoção de ações de envelhecimento saudável e ativo na saúde do idoso durante a pandemia da Covid-19. Relato de experiência: A equipe partiu da organização da divisão de grupos para elaboração do planejamento das atividades de cinco oficinas que contemplam ações de mobilidade física; temáticas de autoconhecimento, memórias afetivas e resgate de positividade nas várias fases da vida; a exploração da temática de educação em saúde e por fim a motricidade na envelhescência a serem compartilhadas na modalidade remota por meio de vídeos, áudios, textos e videochamadas, adequando a atividade à especificidade de cada participante. O funcionamento do grupo no dia destinado para cada ação foi administrado pela equipe executora, a qual designava o período de envio de mensagens pelos participantes, evitando envio de mensagens desconexas à temática abordada. Considerações finais: Considera-se que o projeto ofertado em modo virtual, teve ótimo desempenho, assegurando a instrução de diversas atividades de saúde mental, física e nutricional. Possibilitando ricos momentos intergeracionais. Para além do momento de aprendizado, essa experiência permitiu o fortalecimento de uma rede de apoio e suporte, capaz de encorajar os envolvidos a ter esperança de superação daquele contexto.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. BARROS LSA e NUNES CC. A influência do exercício físico na captação de glicose independente de insulina. HU Revista, 2019; 45(1): 59–64.
3. CAMARGO TCA, et al. A (re) invenção do cotidiano no envelhecimento pelas práticas corporais e integrativas: escolhas possíveis, responsabilização e autocuidado. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 26(Cad. Bras. Ter. Ocup., 2018; 26(2): 367–380.
4. DAMASCENO AJS, et al. A Extensão Universitária como estratégia para a Educação em Saúde com um grupo de idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 2018; 21(4): 317-333.
5. DINIZ EGM, et al. A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela COVID-19. Brazilian Journal of Development, 2020; 6(9): 72999-73010.
6. LIMA MF. Análise dos efeitos do exercício físico aplicado aos pacientes com hipertensão arterial sistêmica e diabetes de mellitus assistidos pela equipe de estratégia saúde e família da cidade de Paracatu - MG. Humanidades & Tecnologia Em Revista, 2019; XIII: 16.
7. MATSUDO SM, et al. Impacto do envelhecimento nas variáveis antropométricas, neuromotoras e metabólicas da aptidão física. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2020; 8(4): 21-32.
8. NADOLNY AM, et al. A Dança Sênior como recurso do terapeuta ocupacional com idosos: contribuições na qualidade de vida. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 2020; 28(2): 554–574.
9. NETO LSS, et al. Educação e saúde para idosos: um relato de experiência do projeto humanizando em tempos de COVID-19. Revista Observatório, 2020; 6(3): a13pt–a13pt.
10. OLIVEIRA MB e DIEGO LR. Patrimônios Afetivos: Um Roteiro Turístico a Partir Da Memória De Idosos. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, 2019; 5.
11. PILLATT AP, et al. Efeitos do exercício físico em idosos fragilizados: uma revisão sistemática. Fisioterapia e pesquisa, 2019; 26(2).
12. RODRIGUES A, et al. A importância dos grupos na reeducação da velhice. Rev. bras. Psicodrama, 2019; 27(1): 132-137.
13. SANTOS CES, et al. Percepção de barreiras para participação de idosos em programas de atividades físicas. Motricidade, 2020; 16(4): 353–60.
14. SANTOS VP, et al. Perfil de saúde de idosos muito velhos em vulnerabilidade social na comunidade. Revista Cuidarte, 2018; 9(3): 2322–37.
15. SALDANHA A e LUCIANE MR. Livro da vida: reativando memórias e ressignificando experiências de vida de um grupo de idosas (os). Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, 2019; 24(1).
16. SEABRA CAM, et al. Health education as a strategy for the promotion of the health of the elderly: an integrative review. Revista brasileira de geriatria e gerontologia, 2019; 22(4): e190022.
17. SILVA MR e RODRIGUES LR. Connections and interlocations between self-image, self-esteem, active sexuality, and quality of life in ageing. Rev Bras Enferm., 2020; 73(Suppl 3): e20190592.
18. SILVA KM, et al. O significado da dança circular no imaginário da pessoa idosa. Revista Brasileira De Geriatria E Gerontologia, 2021; 24(3): e210076.
19. SILVA KM, et al. Circle dance: integrative and complementary practice in the daily health promotion for older adults. Revista Brasileira De Enfermagem, 2022; (75 suppl 4): e20210003.