Trajetória dos profissionais com crianças e adolescentes que possuem necessidades especiais de saúde

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Andressa da Silveira
Lairany Monteiro dos Santos
Juliana Traczinski
Yan Vinícius de Souza Schenkel
Alessandra Padilha Melo
Keity Laís Siepmann Soccol
Juliana Portela de Oliveira
Francieli Franco Soster
Tífani de Vargas Bueno
Tainara Giovana Chaves de Vargas

Resumo

Objetivo: Conhecer a trajetória dos profissionais que atuam na clínica e na escola da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e a construção de vínculo para o cuidado de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde. Métodos: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com 21 profissionais da saúde e da educação que atuam na associação. Utilizou-se a entrevista semiestruturada, a análise temática de conteúdo e a construção de mapas conceituais. Resultados: A trajetória dos profissionais é marcada por sentimentos distintos que partem do medo de trabalhar com crianças e adolescentes que possuem necessidades especiais, até os laços afetivos, convívio e vínculo. Conclusão: Os profissionais relatam que buscam inclusão, socialização e aquisição de habilidades dessas crianças e adolescentes, fundamentada nos saberes específicos para atuar com essa população, e também pelos laços afetivos e de confiança, que repercutem na formação do vínculo, no cuidado e no desenvolvimento de potencialidades, contudo observou-se a importância da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e dos profissionais no cuidado de cada crianças e adolescentes que possuem necessidades especiais, então, sugere-se novos estudos voltados aos profissionais visto que as demandas desse público são singulares tanto para o cuidado quanto para a educação especial.

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Como Citar
SilveiraA. da, SantosL. M. dos, TraczinskiJ., SchenkelY. V. de S., MeloA. P., SoccolK. L. S., OliveiraJ. P. de, SosterF. F., BuenoT. de V., & VargasT. G. C. de. (2023). Trajetória dos profissionais com crianças e adolescentes que possuem necessidades especiais de saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(10), e14131. https://doi.org/10.25248/reas.e14131.2023
Seção
Artigos Originais

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