Utilização da metodologia da problematização no ensino de enfermagem
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Resumo
Objetivo: Identificar os estudos sobre contribuições da problematização para o desenvolvimento do estudante de enfermagem. Métodos: Revisão integrativa nos portais de pesquisa: Biblioteca Virtual de Saúde, PubMed e portal CAPES. Foram incluídos artigos em português, inglês ou espanhol nos últimos 10 anos que utilizaram a problematização no ensino. Foram excluídos estudos duplicados e de revisão. Foram encontrados 992 artigos, após critérios de elegibilidade, a amostra final foi de oito estudos. Resultado: Houve predomínio de estudos em português (87,50%), do tipo relato de experiência (62,50%), com nível de evidência cinco (62,50%), publicados nos últimos cinco anos (62,50%). Foram geradas quatro categorias: “Aspectos metodológicos na execução da problematização”; “Protagonismo do estudante no processo de ensino-aprendizagem”; “Contribuição na aquisição de conhecimento e habilidades relacionadas à prática” e “O educador no processo de ensino-aprendizagem”. Considerações finais: A problematização contribui para o estímulo ao protagonismo do estudante, desenvolvimento de autonomia e ganho de conhecimento teórico-prático.
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