Utilização da metodologia da problematização no ensino de enfermagem

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Juliana de Souza Lima Coutinho
Patricia de Oliveira Salgado
Érica Toledo de Mendonça
Cecilia Akemi Bruzzi Kobayashi
Luciene Muniz Braga
Edimara Aparecida Buonicontro
Flavia Falci Ercole
Carolina Souza Castro
Wíves Kayan Vieira Toledo
Luana Vieira Toledo

Resumo

Objetivo: Identificar os estudos sobre contribuições da problematização para o desenvolvimento do estudante de enfermagem. Métodos: Revisão integrativa nos portais de pesquisa: Biblioteca Virtual de Saúde, PubMed e portal CAPES. Foram incluídos artigos em português, inglês ou espanhol nos últimos 10 anos que utilizaram a problematização no ensino. Foram excluídos estudos duplicados e de revisão. Foram encontrados 992 artigos, após critérios de elegibilidade, a amostra final foi de oito estudos. Resultado: Houve predomínio de estudos em português (87,50%), do tipo relato de experiência (62,50%), com nível de evidência cinco (62,50%), publicados nos últimos cinco anos (62,50%). Foram geradas quatro categorias: “Aspectos metodológicos na execução da problematização”; “Protagonismo do estudante no processo de ensino-aprendizagem”; “Contribuição na aquisição de conhecimento e habilidades relacionadas à prática” e “O educador no processo de ensino-aprendizagem”. Considerações finais: A problematização contribui para o estímulo ao protagonismo do estudante, desenvolvimento de autonomia e ganho de conhecimento teórico-prático.

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Como Citar
CoutinhoJ. de S. L., SalgadoP. de O., Mendonça Érica T. de, KobayashiC. A. B., BragaL. M., BuonicontroE. A., ErcoleF. F., CastroC. S., ToledoW. K. V., & ToledoL. V. (2024). Utilização da metodologia da problematização no ensino de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(2), e14134. https://doi.org/10.25248/reas.e14134.2024
Seção
Revisão Bibliográfica

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