Estudantes de medicina e a telemedicina no contexto atual
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Resumo
Objetivo: Analisar a relação de estudantes durante a graduação com o cenário atual da telemedicina. Métodos: Estudo analítico observacional em uma universidade de Goiânia-GO com estudantes de medicina. Foi aplicado um questionário de abril a maio de 2022. Após a estatística descritiva, foi aplicado o teste de normalidade e feito uma análise dos dados quantitativos pelo software PAST. Posteriormente, foi realizado um teste de comparação múltipla e os resultados foram analisados. A percepção dos estudantes foi estimada através da análise individual e em grupo das respostas. Resultados: Em relação ao conhecimento e à preparação para trabalhar com a telemedicina, encontrou-se uma relação direta com o tempo em que esse aluno adentrou à faculdade. 83,3% dos entrevistados não consideram a grade curricular atualizada e 77,5% manifestaram médio ou muito interesse em oportunidades curriculares no tema. Os benefícios principais foram a praticidade para médicos e pacientes e maior acessibilidade; os obstáculos, o impacto causado na relação médico paciente e segurança digital. Conclusão: O contato com a telemedicina está cada vez mais precoce entre os estudantes e apesar destes se mostrarem interessados em trabalhar com o tema, é preciso ampliar o conhecimento e as habilidades clínicas exclusivas para atendimento remoto durante a formação.
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