Avaliação de habilidades e atitudes no ensino médico com metodologias ativas: estudo bibliométrico
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Resumo
Objetivo: Realizar um estudo bibliométrico sobre artigos que avaliaram habilidades e atitudes no ensino médico com metodologias ativas. Métodos: Trata-se de um estudo documental bibliométrico. A busca pelos trabalhos foi realizada nos bancos de dados do PubMed, LILACS e BVS no mês de dezembro de 2022. A análise avaliou o perfil dos estudos, as metodologias de ensino utilizadas, as ferramentas utilizadas para avaliação, o método e os desfechos. Resultados: Obteve-se 150 artigos para análise completa, a maior parte desenvolvida nos Estados Unidos, China e Índia, com mediana de participantes de 107. Os principais desfechos avaliados foram a percepção e aprendizado, sendo a principal ferramenta para essa avaliação o uso de questionários. A principal metodologia de ensino foi o aprendizado baseado em equipes (TBL), a ferramenta mais utilizada foram questionários (criados pelos autores), com validação em apenas 15 estudos. A maioria dos estudos foram transversais e quantitativos. Os termos mais utilizados após análise qualitativa dos corpus textual foram “student”, “medical”, “learn”, “teach”, “study” e “active”. Considerações Finais: a avaliação de habilidades e competência no ensino médico ainda é um campo amplo para pesquisas, dada a não uniformidade da avaliação, devendo ser mais explorada pela comunidade científica, principalmente no Brasil
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