Efeito da intervenção educativa de suporte básico de vida em ambiente escolar
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Avaliar os efeitos da intervenção educativa sobre os conhecimentos de Suporte Básico de Vida Pediátrico (SBVP) de professores em diferentes tempos. Métodos: Estudo longitudinal do tipo antes e depois. A amostra estudada contemplou 250 professores do Ensino Fundamental I. Os dados foram coletados por meio de questionários de autopreenchimento. O conhecimento foi analisado aplicando-se a Teoria de Resposta ao Item de dois parâmetros e análise de Regressão Múltipla Ponderada. Por fim, foi aplicado o teste Tukey para análise do efeito das interações entre os testes nos diferentes tempos, adotando-se 5% de nível de significância. Resultados: Os professores apresentaram conhecimento prévio em SBVP significativamente inferior em comparação aos demais testes aplicados após intervenção educativa. Houve aumento significativo da estimativa média de acerto das questões avaliadas imediatamente após o treinamento inicial, revelando aquisição de conhecimento. Não houve perda significativa de conhecimento em SBVP pelos professores, indicando retenção acima de 90% mesmo após 6 meses do treinamento inicial. Conclusão: O treinamento reforço colaborou significativamente com nova aquisição de conhecimento, demonstrando o efeito complementar da Intervenção Educativa sobre SBVP. O método de intervenção educativa adotado no estudo se revelou capaz de promover a aquisição e a retenção expressiva do conhecimento ao professor.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ALI DM, et al. Cardiopulmonary resuscitation (CPR) training strategies in the times of COVID-19: a systematic literature review comparing different training methodologies. Scandinavian journal of trauma, resuscitation and emergency medicine, 2021; 29(1): 1-16.
3. AXELSSON AB, et al. A nationwide survey of CPR training in Sweden: foreign born and unemployed are not reached by training programmes. Resuscitation, 2006; 70(1): 90-97.
4. BENJAMIN EJ, et al. Heart disease and stroke statistics - 2018 update: a report from the American Heart Association. Circulation, 2018; 137(12): e67-e492.
5. BERNOCHE C, et al. Atualização da diretriz de ressuscitação cardiopulmonar e cuidados cardiovasculares de emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia-2019. Arquivos brasileiros de cardiologia, 2019; 113: 449-663.
6. BIRKUN A e KOSOVA Y. Social attitude and willingness to attend cardiopulmonary resuscitation training and perform resuscitation in the Crimea. World journal of emergency medicine, 2018; 9(4): 237-248.
7. BOET S, et al. Retention of basic life support in laypeople: mastery learning vs. time-based education. Prehospital Emergency Care, 2017; 21(3): 362-377.
8. BRASIL. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola-PSE, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2007.
9. BRAUN LR, et al. Retention of pediatric resuscitation performance after a simulation-based mastery learning session: a multicenter randomized trial. Pediatric Critical Care Medicine, 2015; 16(2): 131-138.
10. CHENG A, et al. Resuscitation education science: educational strategies to improve outcomes from cardiac arrest: a scientific statement from the American Heart Association. Circulation, 2018;138(6): e82-e122.
11. ECKER H, et al. “Kids save lives”–school resuscitation programs worldwide and WHO initiative for this. Trends in Anaesthesia and Critical Care, 2015; 5(6): 163-166.
12. EDELSON DP, et al. Interim guidance for basic and advanced life support in adults, children, and neonates with suspected or confirmed COVID-19: from the emergency cardiovascular care committee and get with the guidelines-resuscitation adult and pediatric task forces of the American Heart Association. Circulation, 2020; 141(25): e933-e943.
13. FORDYCE CB, et al. Association of public health initiatives with outcomes for out-of-hospital cardiac arrest at home and in public locations. JAMA cardiology, 2017; 2(11): 1226-1235.
14. KIRKPATRICK JD e KIRKPATRICK WK. Kirkpatrick's four levels of training evaluation. Association for Talent Development, 2016.
15. OJIFINNI K, et al. Knowledge, attitudes and perceptions regarding basic life support among teachers in training. Cureus, 2019; 11(12): e-6302.
16. PATOCKA C, et al. A randomized education trial of spaced versus massed instruction to improve acquisition and retention of paediatric resuscitation skills in emergency medical service (EMS) providers. Resuscitation, 2019; 141: 73-80.
17. PIVAČ S, et al. The impact of cardiopulmonary resuscitation (CPR) training on schoolchildren and their CPR knowledge, attitudes toward CPR, and willingness to help others and to perform CPR: mixed methods research design. BMC Public Health, 2020; 20:1-11.
18. RIGGS M, et al. Associations between cardiopulmonary resuscitation (CPR) knowledge, self-efficacy, training history and willingness to perform CPR and CPR psychomotor skills: a systematic review. Resuscitation, 2019; 138: 259-272.
19. SARAÇ L e AHMET OK. The effects of different instructional methods on students’ acquisition and retention of cardiopulmonary resuscitation skills. Resuscitation, 2010; 81(5): 555-561.
20. SILVA FM, et al. Golden time: Análise do tempo resposta do serviço de Atendimento móvel de urgência. Rev. epidemiol. controle infecç, 2020; 10(3):1-13.
21. SIPSMA K, et al. Training rates and willingness to perform CPR in King County, Washington: a community survey. Resuscitation, 2011; 82(5): 564-567.
22. TAY PJM, et al. Effectiveness of a community based out-of-hospital cardiac arrest (OHCA) interventional bundle: results of a pilot study. Resuscitation, 2020; 146: 220-228.
23. THAM LP, et al. Epidemiology and outcome of paediatric out-of-hospital cardiac arrests: A paediatric sub-study of the Pan-Asian resuscitation outcomes study (PAROS). Resuscitation, 2018; 125: 111-117.
24. TOPJIAN AA, et al. Part 4: Pediatric basic and advanced life support: 2020 American Heart Association guidelines for cardiopulmonary resuscitation and emergency cardiovascular care. Circulation, 2020; 142(16-Suppl): S469-S523.
25. VIRANI SS, et al. Heart disease and stroke statistics - 2020 update: a report from the American Heart Association. Circulation, 2020; 141(9): e139-e596.