Avaliação de retenção de conhecimento de professores de ensino fundamental sobre traumatismo dentário

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vitor Hugo Ribeiro Silva
Emerson de Sousa Pinheiro
Cristiane Tomaz Rocha
Fernanda Cristina Pimentel Garcia
Júlio Cesar Franco Almeida
Carla Massignan
Liliana Vicente Melo de Lucas Rezende

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento dos professores de escolas públicas de ensino fundamental do Distrito Federal (DF) sobre Traumatismo Dentário (TD). Métodos: Para avaliar o nível de conhecimento dos professores, antes (T1) e após (T2) uma vídeo-aula, foi disponibilizado um formulário online com questões objetivas sobre manejo de TD. Para avaliar a retenção dos conhecimentos obtidos, o questionário foi disponibilizado novamente após um mês (T3). O estudo piloto foi realizado em duas escolas públicas, com participação de 37 professores, divididos em grupo teste (GT-vídeo sobre TD) e grupo controle (GC - vídeo sobre higiene bucal). Resultados: O teste estatístico ANOVA a 2 critérios de medidas repetidas mostrou diferença estatisticamente significativa (P< 0,01) entre o tempo T1 e T2 para o grupo teste (GT), nível de significância de 5%. O GT apresentou mais acertos após a atividade educativa (vídeo-aula) e manteve mais acertos depois de um mês. Apenas o GT apresentou diferença significativa entre T1-T3 (P=0,002). Os educadores, ao responderem o questionário pela primeira vez, não tinham conhecimento acerca das medidas necessárias para conduzir as urgências em TD. Após a atividade educativa, o GT apresentou resultados melhores do que o grupo controle (GC) em T1, T2 e T3. Conclusão: A atividade educativa sobre TD se mostrou eficaz imediatamente, com diferença significativa com o GT, favorecendo a retenção de conhecimento após um mês.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaV. H. R., PinheiroE. de S., RochaC. T., GarciaF. C. P., AlmeidaJ. C. F., MassignanC., & RezendeL. V. M. de L. (2024). Avaliação de retenção de conhecimento de professores de ensino fundamental sobre traumatismo dentário. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(2), e14355. https://doi.org/10.25248/reas.e14355.2024
Seção
Artigos Originais

Referências

1. AL-JAME Q, et al. Kuwaiti parents’ knowledge of first-aid measures of avulsion and replantation of teeth. Med Princ Pract., 2007; 16: 274-9.

2. AL-JUNDI SH, et al. Conhecimento e atitude dos professores de saúde escolar da Jordânia com em relação ao tratamento emergencial de traumatismo dentário. Dent Traumatol., 2005; 21: 183-187.

3. AMERICAN ASSOCIATION OF ENDODONTISTS. Treatment of the avulsed permanent tooth. Recommended guidelines of the American Association of Endodontists. Dent Clin North Am., 1995; 39: 221–225.

4. ANDERSSON L. Epidemiology of traumatic dental injuries. J Endod., 2013; 39(3): S2-5.

5. ANDREASEN JO e ANDREASEN FM. Textbook and Color Atlas of Traumatic Injuries to the Teeth. Oxford: Blackwell Publishing, 2007; 4: 444-480.

6. ANDREASEN JO, et al. Replantation of 400 avulsed permanent incisors. 4. Factors related to periodontal ligament healing. Endod Dent Traumatol., 1995; 11: 76-89. 28.

7. ATTARZADEH H, et al. Knowledge and Attitudes of Elementary Schoolteachers on Dental Trauma and its Management in Yazd, Iran. J Dent Shiraz Univ Med Sci., 2017; 18(3): 212-218.

8. BENDO CB, et al. Association between treated/untreated traumatic dental injuries and impact on quality of life of Brazilian schoolchildren. Health and quality of life outcomes, 2010; 8(1): 1-8.

9. BLAKYTNY C, et al. Avulsed permanent incisors: knowledge and attitudes of primary school teachers with regard to emergency management. Int J Paediatr Dent., 2001; 11: 327-32.

10. BOURGUIGNON C, et al. International Association of Dental Traumatology guidelines for the management of traumatic dental injuries: 1. Fractures and luxations. Dent Traumatol, 2020; 36(4): 314-330.

11. CAGLAR E, et al. Dental trauma management knowledge among a group of teachers in two south European cities. Dent Traumatol, 2005; 21(5): 258-62.

12. CHAN AW, et al. Conhecimento leigo de professores de educação física sobre a emergência gestão de traumatismos dentários em Hong Kong. Dente Traumatol, 2001; 17: 77-85.

13. CHAN AW, et al. Lay knowledge of physical education teachers about the emergency management of dental trauma in Hong Kong. Dent Traumatol., 2001; 17: 77-85.

14. FALLAHINEJAD M, HAGHIGHATDOOST E. Avaliação de conhecimento dos professores de ensino fundamental sobre traumas dentários em estudantes, Teerã-2003. J Dent Sch, 2005; 22: 21-25.

15. FOUAD AF, et al. International Association of Dental Traumatology guidelines for the management of traumatic dental injuries: 2. Avulsion of permanent teeth. Dent Traumatol, 2020; 36(4): 331-342.

16. FUX-NOY A, et al. Knowledge of elementary school teachers in Tel-Aviv, Israel, regarding emergency care of dental injuries. Dent Traumatol, 2011; 27: 252-56.

17. HEDGE AM, et al. Knowledge of dental trauma among mothers in Mangalore. Dent Traumatol, 2010; 26: 417-21.

18. LAM R. Epidemiology and outcomes of traumatic dental injuries: a review of the literature. Aust Dent J, 2016; 61(1): 4-20.

19. LEVIN L, et al. Education on and prevention of dental trauma: it’s time to act! Dent Traumatol, 2012; 28(1): 49-54.

20. MARCENES W, et al. Epidemiology of traumatic injuries to the permanent incisors of 9-12-year-old schoolchildren in Damascus, Syria. Endod Dent Traumatol, 1999; 15: 117-123.

21. McINTYRE JD, et al. Reimplante dentário permanente após avulsão: uso de uma árvore de decisão para alcançar o melhor resultado. Pediatr Dente, 2009; 31: 137-144.

22. MESGARZADEH AH, et al. Avaliando conhecimentos e atitudes de ensino fundamental professores da escola sobre gestão emergencial de doenças traumáticas lesões dentárias: um estudo em uma área urbana iraniana. Oral Saúde Prev Dent, 2009; 7: 297-308.

23. MOHANDAS U, CHANDAN GD. Conhecimento, atitude e prática no gerenciamento emergencial de lesões dentárias entre professores de educação física: uma pesquisa em Escolas urbanas de Bangalore. J Indian Soc Pedod Anterior Dente, 2009; 27: 242-248.

24. NEWMAN LJ, CRAWFORD PJ. Dental injuries: ‘first aid’knowledge of Southampton teachers of physical education. Endod Dent Traumatol, 1991; 7: 255-8.

25. PETERSEN PE, et al. The global burden of oral diseases and risks to oral health. Bulletin of the World Health Organization, 2005; 83: 661-669.

26. PETTI SGU, ANDERSSON L. World traumatic dental injury prevalence and incidence, a meta-analysis-One billion living people have had traumatic dental injuries. Dent Traumatol, 2018; 34(2): 71-86.

27. RAOOF M, et al. Escola primária funcionários conhecimento e atitude em relação aos primeiros socorros gestão de traumatismos dentários no Irã: uma premissa básica para o desenvolvimento de futuras intervenções. Dent Traumatol, 2012; 28: 441-447.

28. RITWIK P, et al. Epidemiology and outcomes of dental trauma cases from an urban pediatric emergency department. Dent Traumatol, 2015; 31(2): 97-102.

29. SAC-LIM V, et al. Patient and parental awareness of the importance of immediate management of traumatised teeth. Endod Dent Traumatol., 1999; 15: 37- 41.

30. SAE-LIM V, LIM LP. Gestão de traumatismos dentários conscientização dos professores pré-escolares de Cingapura. Dente Traumatol, 2001; 17: 71-76.

31. SOUSA, APBR. Técnicas de colagem de fragmento dentário in vitro: uma revisão sistemática. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017; 75.

32. TRAEBERT J, et al. Prevalence of traumatic dental injury and associated factors among 12‐year‐old school children in Florianópolis, Brazil. Dental traumatology, 2003; 19(1): 15-18.

33. WILSON S, ET AL. Epidemiology of dental trauma treated in an urban pediatric emergency department. Pediatr Emerg Care, 1997; 13: 12-15.