Avaliação de retenção de conhecimento de professores de ensino fundamental sobre traumatismo dentário
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Resumo
Objetivo: Avaliar o conhecimento dos professores de escolas públicas de ensino fundamental do Distrito Federal (DF) sobre Traumatismo Dentário (TD). Métodos: Para avaliar o nível de conhecimento dos professores, antes (T1) e após (T2) uma vídeo-aula, foi disponibilizado um formulário online com questões objetivas sobre manejo de TD. Para avaliar a retenção dos conhecimentos obtidos, o questionário foi disponibilizado novamente após um mês (T3). O estudo piloto foi realizado em duas escolas públicas, com participação de 37 professores, divididos em grupo teste (GT-vídeo sobre TD) e grupo controle (GC - vídeo sobre higiene bucal). Resultados: O teste estatístico ANOVA a 2 critérios de medidas repetidas mostrou diferença estatisticamente significativa (P< 0,01) entre o tempo T1 e T2 para o grupo teste (GT), nível de significância de 5%. O GT apresentou mais acertos após a atividade educativa (vídeo-aula) e manteve mais acertos depois de um mês. Apenas o GT apresentou diferença significativa entre T1-T3 (P=0,002). Os educadores, ao responderem o questionário pela primeira vez, não tinham conhecimento acerca das medidas necessárias para conduzir as urgências em TD. Após a atividade educativa, o GT apresentou resultados melhores do que o grupo controle (GC) em T1, T2 e T3. Conclusão: A atividade educativa sobre TD se mostrou eficaz imediatamente, com diferença significativa com o GT, favorecendo a retenção de conhecimento após um mês.
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