Métodos de validação de cenários de simulação realística para o ensino na saúde: uma revisão integrativa
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Objetivo: Avaliar as possibilidades de validação de cenário de simulação no ensino em saúde disponíveis na literatura. Examinar as diferenças entre as estratégias de validação de cenário. Métodos: Foi efetuada revisão de literatura consistindo na busca de artigos das bases de dados na PubMed Central, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS) em Março/2023 na busca pela resposta da pergunta "Qual a forma mais adequada para validação de cenário de simulação?". Os artigos foram pesquisados por palavras chaves e evidenciaram 353 artigos que após rigorosa seleção resultaram 8 artigos relevantes. Resultados: Embora os estudos revisados tenham fornecido insights valiosos sobre as formas de validação de cenários de simulação em saúde, algumas limitações devem ser consideradas como pequeno número de artigos identificados. A validação dos cenários pode ser influenciada pela quantidade e disponibilidade dos juízes para avaliação. Considerações finais: Este estudo de revisão integrativa identificou opções para a validação de cenários de simulação realística no ensino de saúde. A realização de mais estudos de validação por docentes e pesquisadores possibilitará melhorias no uso de cenários de simulação realística e o incremento na formação de profissionais de saúde.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Copyright © | Todos os direitos reservados.
A revista detém os direitos autorais exclusivos de publicação deste artigo nos termos da lei 9610/98.
Reprodução parcial
É livre o uso de partes do texto, figuras e questionário do artigo, sendo obrigatória a citação dos autores e revista.
Reprodução total
É expressamente proibida, devendo ser autorizada pela revista.
Referências
2. ARAUJO LPP. A experiência do aluno com a simulação realística. Rev Med UFC. 2022;62(1supl):1-3
3. BARBOSA GO, et al. Modalidades e classificações da simulação como estratégia pedagógica em enfermagem: revisão integrativa. Acervo Enfermagem, 2021; 14: e8829.
4. CARVALHO LR e ZEM-MASCARENHAS SH. Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2020; 54: e03638.
5. FARIA AL, et al. OSCE 3D: a virtual clinical skills assessment tool for coronavirus pandemic times. Revista Brasileira de Educação Médica, 2021; 45(2): e088.
6. FERREIRA, A. S. C. G.; et al. O Uso da Simulação na Formação do Médico Brasileiro: uma Revisão da Literatura. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 2023; 23(5): 723–731.
7. GOMES ALA, et al. Construindo cenários de simulação: pérolas e armadilhas. Scientia Medica, 2018; 28: e28579.
8. MAZZO A, et al. Teaching of pressure injury prevention and treatment using simulation. Escola Anna Nery, 2018; 22: e20170182.
9. MARTINS FSL, et al. Telessimulação na área da saúde: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 2022; 16(3): e9884.
10. MENDES, K. D. et al. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na Enfermagem. Texto Contexto –Enferm, 2008; 17(54): 758-764.
11. NEGRI EC, et al. Construction and validation of simulated scenario for nursing care to colostomy patients. Texto & Contexto - Enfermagem, 2019; 28: e20180199.
12. PAGE MJ, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 2021; 372: n71.
13. PEDROLLO LFS, et al. Creation and validation of a high-fidelity simulation scenario for suicide postvention. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 2022; 30: e3699.
14. PINTO IR, et al. Construction and validation of a clinical simulation scenario on umbilical cord stump care. Revista Gaúcha de Enfermagem, 2022; 43: e20210245.
15. RIBEIRO NM, et al. Managerial Decision-Making of Nurses in Hospitals: creation and validation of a simulation scenario. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 2023; 31: e3768.
16. RODRIGUES. R, et al. O uso de paciente simulado como estratégia de ensino em saúde mental. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, 2016; 8(18).
17. ROSA LMB, et al. Construção e desenvolvimento de cenários de simulação realística sobre a administração segura de medicamentos. Revista Gaúcha de Enfermagem, 2019; 40: e20180175.
18. SANTANA ER, et al. Construction and validation of an in-hospital transport simulation scenario. Einstein, 2021; 19: eAO5868.
19. SANTOS DS, et al. Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 2020; 54: e03638.
20. SILVA FTM, et al. Use of Web-OSCE as an assessment method during the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, 2021; 10(12): e175101220232.
21. SILVA LR, et al. Simulação em saúde na capacitação de profissionais de enfermagem para o enfrentamento da pandemia pela COVID-19. In: Santos JLG e Erdmann AL. (Orgs.). Gestão do cuidado de enfermagem no enfrentando da pandemia de COVID-19 em hospitais universitários brasileiros. Brasilia, DF: Editora ABEn; 2022. 46-53 pg.
22. SILVA MR, et al. Características e repercussões da simulação como estratégia para o ensino-aprendizagem em enfermagem: revisão integrativa. Acta Scientiae et Consilium, 2020; 1(27): 70-75.