Métodos de validação de cenários de simulação realística para o ensino na saúde: uma revisão integrativa

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Lennon Soares Mesquita Cavalcante de Vasconcelos
Talita Vasconcelos Moura Araújo
Lara Lemos de Sá
Ítalo Gustavo Lima Monteiro
José Gonzaga da Silva Júnior
Beatriz Amorim Beltrão
Raquel Autran Coelho Peixoto
Arnaldo Aires Peixoto Junior

Resumo

Objetivo: Avaliar as possibilidades de validação de cenário de simulação no ensino em saúde disponíveis na literatura. Examinar as diferenças entre as estratégias de validação de cenário. Métodos: Foi efetuada revisão de literatura consistindo na busca de artigos das bases de dados na PubMed Central, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS) em Março/2023 na busca pela resposta da pergunta "Qual a forma mais adequada para validação de cenário de simulação?". Os artigos foram pesquisados por palavras chaves e evidenciaram 353 artigos que após rigorosa seleção resultaram 8 artigos relevantes. Resultados: Embora os estudos revisados tenham fornecido insights valiosos sobre as formas de validação de cenários de simulação em saúde, algumas limitações devem ser consideradas como pequeno número de artigos identificados. A validação dos cenários pode ser influenciada pela quantidade e disponibilidade dos juízes para avaliação. Considerações finais: Este estudo de revisão integrativa identificou opções para a validação de cenários de simulação realística no ensino de saúde. A realização de mais estudos de validação por docentes e pesquisadores possibilitará melhorias no uso de cenários de simulação realística e o incremento na formação de profissionais de saúde.

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Como Citar
VasconcelosL. S. M. C. de, AraújoT. V. M., SáL. L. de, Monteiro Ítalo G. L., Silva JúniorJ. G. da, BeltrãoB. A., PeixotoR. A. C., & Peixoto JuniorA. A. (2023). Métodos de validação de cenários de simulação realística para o ensino na saúde: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(11), e14493. https://doi.org/10.25248/reas.e14493.2023
Seção
Revisão Bibliográfica

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