A importância da atuação como representante discente de turma durante a graduação médica
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Resumo
Objetivo: Analisar a experiência de acadêmicos de medicina como representantes de turma de uma Faculdade de Medicina em Belém – Pará. Detalhamento do Caso/Relato de experiência: A construção do relato foi analisando o período de 2 anos de vários representantes de turma durante diversos períodos (semestres) do curso de Medicina de um Centro Universitário em Belém – Pará. A experiência de representação de turma desenvolve o currículo oculto, aprende sobre planejamento e execução de ações, liderança de equipe e mediação de conflitos. O papel de representante é negligenciado pelos discentes sendo pouco procurado como atividade extracurricular e por isso, desenvolvem-se poucas pesquisas na área. Contudo, o discente com tal cargo desenvolve o currículo óculo (currículo paralelo), tornando-se uma figura representativa para a coordenação do curso e desenvolvendo habilidades necessárias e importantes para futura gestão profissional. Considerações finais: A participação como representante de turma durante a graduação médica desenvolve habilidades de liderança, senso de organização e gerência de grupo, sendo necessário o desenvolvimento de pesquisas futuras na área a fim de melhorar a qualidade da educação proporcionada e a gestão de pessoas.
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