Autoestima de escolares do ensino fundamental: relato de experiência de uma ação de educação em saúde

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Adriane da Silva Schmitz
Carlos Henrique Souto
Ana Carolina Afinovicz Gross
Marta Cossetin Costa
Marieta Fernandes Santos

Resumo

Objetivo: Refletir sobre ações de educação em saúde para promoção da autoestima de escolares do ensino fundamental. Relato de experiência: Trata-se de um relato de experiência elaborado por um grupo de discentes do 3º ano do curso de Enfermagem de uma universidade do oeste paranaense, acerca de um projeto de educação em saúde para escolares do ensino fundamental, promovido em uma escola da rede municipal de uma cidade de grande porte do sul do Brasil. Participaram da ação de educação em saúde 44 crianças com idades entre 9 e 11 anos, os quais se mostraram participativos durante toda a atividade, apresentação verbal-dialogada, dinâmicas, vídeo e avaliação. A ação foi avaliada positivamente pela maioria dos escolares, que expressaram melhora em seus conhecimentos sobre a autoestima. Considerações finais: A abordagem da autoestima com escolares do ensino fundamental por meio de educação em saúde constitui-se como ferramenta potente para seus fortalecimentos, a qual deve ser temática explorada de modo permanente pela equipe de saúde do território. Portanto, a aproximação de estudantes com a educação em saúde propicia uma vinculação entre a teoria e a prática que contribui no processo de constituir-se profissional. 

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Como Citar
SchmitzA. da S., SoutoC. H., GrossA. C. A., CostaM. C., & SantosM. F. (2024). Autoestima de escolares do ensino fundamental: relato de experiência de uma ação de educação em saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(2), e14625. https://doi.org/10.25248/reas.e14625.2024
Seção
Relatos de Experiência

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