Simulação realística como estratégia para o aprendizado dos futuros enfermeiros

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Bárbara Janine Cardoso Ribeiro
Cássia Regina Lima
Taisy Franciele Teixeira Pereira
Thiago Figueiredo dos Santos
Agnes Fernanda Souza Silva Oliveira de Paula
Bruna Marcely da Cruz Santos
Danúbia Maria Martins Clemente
Fernanda Martins Rodrigues
Gislange Cassimiro da Paixão
Luana Cheila Campos

Resumo

Objetivo: Relatar uma experiência acerca da importância da capacitação dos futuros profissionais da saúde sobre o correto manejo da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em sala de parto, por meio da simulação realística. Relato de experiência: Em uma instituição privada na cidade de Belo Horizonte, 22 acadêmicos de Enfermagem foram submetidos à simulação realística sobre uma situação de emergência a um paciente neonato na sala de parto. Os mesmos foram avaliados conforme diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em relação à reanimação neonatal. Diante das simulações, foi constatado que os grupos que não seguiram as diretrizes do fluxograma de reanimação neonatal da SBP, ocasionaram no insucesso do manejo da RCP. Foi constatado também que fatores como estabilização emocional e clareza de comandos, possuem grande relevância para que os procedimentos sejam perfeitamente efetivados. Considerações finais: Os primeiros instantes após o nascimento, são um grande desafio de sobrevivência para um neonato e nesse cenário, é incontestável a importância de métodos inovadores para a capacitação dos futuros enfermeiros. Conhecimento, habilidade e atitude são fatores essenciais para a promoção da segurança do paciente, proporcionando aos futuros profissionais a autonomia para a correta execução dos procedimentos e reduzindo o índice de mortes evitáveis ao neonato em sala de parto.

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Como Citar
RibeiroB. J. C., LimaC. R., PereiraT. F. T., SantosT. F. dos, PaulaA. F. S. S. O. de, SantosB. M. da C., ClementeD. M. M., RodriguesF. M., PaixãoG. C. da, & CamposL. C. (2023). Simulação realística como estratégia para o aprendizado dos futuros enfermeiros. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 23(11), e14652. https://doi.org/10.25248/reas.e14652.2023
Seção
Relatos de Experiência

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