Qualidade do cuidado em saúde no bloco cirúrgico: avaliação a partir da satisfação dos pacientes
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Resumo
Objetivo: Avaliar a qualidade em saúde no Bloco Cirúrgico em um hospital. Métodos: pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem quantitativa realizado com 201 pacientes cirúrgicos hospitalizados. Utilizou-se o instrumento service performance para avaliar as dimensões da qualidade, além do grau de satisfação dos pacientes com o serviço. A análise estatística deu-se pelo cálculo das razões de prevalência e para uma análise mais detalhada foi utilizado a Análise dos Quartis. Resultados: O nível de satisfação geral dos pacientes foi 8,95% (n=18) relataram que estão satisfeitos e 2,48% (n=5) avaliou de uma forma neutra. Apenas 0,49% (n=1) estava insatisfeito e 58,20% (n=117) estavam totalmente satisfeitos. Quanto as dimensões de qualidade, a confiabilidade apresentou as principais prioridades a serem analizadas, relacionada à prestação dos serviços no prazo prometido (5,64) e no horário marcado (5,70), e o interesse em resolver os problemas dos pacientes (6,34). Já em relação ao atendimento, a habilidade dos funcionários responderem prontamente às solicitações dos pacientes (6,20), disposição dos funcionários a ajudar os pacientes (6,33) e com relação aos funcionários atenderem imediatamente seus pacientes (6,24). Conclusão: Destaca-se que o serviço possui boa percepção de qualidade pelos pacientes e que os apontamentos de prioridades críticas contribuirão para melhoria do bloco cirúrgico.
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