Percepção dos usuários sobre à assistência no centro de atenção psicossocial

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Patricia Rodrigues Braz
Aline Fregulia Lomar
Otávio Rodrigo de Almeida
Ana Carolina Ribeiro Almeida

Resumo

Objetivo: Identificar na literatura estudos que abordem as percepções dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) sobre a assistência em saúde mental ofertada no serviço.  Métodos: Trata-se de um estudo de revisão sistemática da literatura. A partir da formação de uma questão norteadora, foi realizado o levantamento de dados nas bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da Web of Science e Scientific Electronic Library (SciELO) das produções científicas publicadas a partir de estudos realizados no Brasil desde 2002.  Foram elegíveis para análise 14 artigos.  Resultados: A maior satisfação dos usuários se refere à assistência e acolhimento da equipe nos serviços. Um fator amplamente levantado nos estudos diz respeito ao número de profissionais insuficiente para efetivar o tratamento de qualidade no serviço. No que concerne a organização, dispensação e orientação ofertadas sobre as medicações pelo serviço há distinções entre a satisfação e insatisfação. Considerações finais: esse estudo contribuiu para reflexões acerca da efetividade desses serviços na percepção dos usuários e, também, sobre a necessidade de investimento em políticas públicas para melhoria da qualidade da assistência.

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Como Citar
BrazP. R., LomarA. F., AlmeidaO. R. de, & AlmeidaA. C. R. (2024). Percepção dos usuários sobre à assistência no centro de atenção psicossocial. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 24(1), e14711. https://doi.org/10.25248/reas.e14711.2024
Seção
Revisão Bibliográfica

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