Satisfação dos usuários e fatores associados com as equipes de saúde bucal
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Resumo
Objetivo: Analisar os fatores associados à satisfação dos usuários com os serviços de saúde bucal (SSB) da Atenção Primária em Saúde (APS) do Brasil. Métodos: Estudo transversal com 50.830 usuários dos SSB das unidades básicas de saúde (UBS). A satisfação do usuário foi mensurada por meio de um indicador composto de cinco perguntas do questionário do usuário da avaliação externa do 3º ciclo do PMAQ-AB. Modelagem hierarquizada foi proposta para investigar os fatores associados à satisfação dos usuários, considerando características demográficas, socioeconômicas e atributos da APS. Utilizou-se regressão de Poisson com ajuste robusto para estimar razões de prevalência e respectivos intervalos de confiança=95% e α=5%. Resultados: Associaram-se à satisfação: idade acima de 19 anos, morar com companheiro(a), fora da região Norte, cor branca, renda superior a 2 salários-mínimos, maior escolaridade, não receber benefício, UBS próxima à residência, horários de funcionamento atendendo às necessidades do usuário, acompanhamento na rede, menor tempo de espera para consulta, garantia de remarcação de consultas, atendimento pelo mesmo dentista, exame ampliado e escuta qualificada. Conclusão: A satisfação foi maior entre usuários com condições socioeconômicas mais favoráveis, atendidos em UBS que seguem os atributos da APS como, acessibilidade, coordenação do cuidado, primeiro contato, longitudinalidade, vínculo e integralidade.
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