Elaboração e validação de um caso ficcional sobre a influência do estilo de vida na acne
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Resumo
Objetivo: Elaborar e validar um caso ficcional a fim de fornecer aos estudantes e professores do ensino médio um recurso com informações precisas para compreensão da acne e a relação da doença com a alimentação e exercício físico (estilo de vida). Métodos: Trata-se de um estudo metodológico descritivo para validação de um caso ficcional. O caso foi elaborado após revisão bibliográfica considerando os preceitos para um bom caso e os critérios de validação de produtos de ensino. A versão final do caso foi avaliada por 8 docentes (juízes) a partir de questionário de validação. As assertivas do questionário se apresentavam em escala Likert para cálculo do índice de validade de conteúdo (IVC). Resultados: O caso foi validado pelos juízes com IVC global de 0,95. O IVC foi o mesmo para os itens que se referem aos critérios para um bom caso e para os itens que se referem à validação como produto de ensino. Conclusão: Ressaltamos que as discordâncias apresentadas pelos juízes são vistas como sugestões de melhoria e formas de adaptar o caso para as necessidades do profissional que utilizará esta ferramenta.
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